O anambé-de-asa-branca ( Xipholena atropurpurea) é uma espécie de ave passeriforme, que pertence a família dos cotingídeos e encontra-se ameaçado de extinção devido à destruição de habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Atualmente o anambé-de-asa-branca é considerada pouco comum e local em seu hábitat natural, é o dossel florestal e as bordas de florestas úmidas em terras baixas e florestas secundárias, até os 900 metros de altitude.
Além disso, esta espécie de anambé é endêmica do litoral leste do Brasil desde o Rio de Janeiro até a Paraíba.
Características do anambé-de-asa-branca
O Anambe de asas brancas é uma ave de corpo preto-roxo com garupa e garupa claras, e uma cor mais escura que a bela garupa roxa e garupa na parte superior, como cabeça, peito e manto.
Além disso, esta espécie tem cauda curta, asas brancas com pontas pretas e íris esbranquiçadas.
Em relação às aves típicas do gênero, o bico é levemente curvo, de cor escura, patas e pés escuros.
As fêmeas, por outro lado, têm tons de cinza fosco na parte superior do corpo e listras intra-oculares pálidas. Garganta cinza claro, peito mais escuro que o ventre, mosqueado, quase branco, terminando em cruz muito clara, com íris brilhante, bico, tarso e pernas cinza.
Tanto machos quanto fêmeas de anambés de asas brancas emitem estranhos zumbidos de suas asas enquanto voam.
Reprodução do anambé-de-asa-branca
Os machos anambés-de-asas-branca exibem em voo entre as copas de árvores altaneiras e a fêmea costuma construir um ninho de pequenas proporções entre 15 e 20m do solo.
Alimentação
Esta espécie alimenta-se predominantemente de frutos e uns poucos insetos.
Habitat
O anambé-de-asa-branca é endêmico do Brasil oriental, é encontrado em matas de tabuleiro, e na Mata Atlântica entre 900m, a espécie é bastante comum em florestas úmidas de baixada litorânea.
Canto do anambé-de-asa-branca
O Canto do anambé-de-asa-branca é alto e emite um som de “chirp” e também produz barulhos com as asas.
Distribuição geográfica
O anambé-de-asa-branca é encontrado na Mata Atlântica litorânea dos estados do Nordeste, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Esta é uma espécie endêmico do Brasil oriental, é encontrado em matas de tabuleiro, e na Mata Atlântica entre 0 e 900m, muito embora seja mais comum em florestas úmidas de baixada litorânea