Anambé-de-cara-preta (Conioptilon mcilhennyi) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero Conioptilon.
Anda em pares, geralmente independente de bandos mistos, embora às vezes com outras aves em árvores frutíferas.
Raramente ou nunca pousa no alto ou ao ar livre no dossel da floresta. Seu voo rasante e alguns outros aspectos de seu comportamento lembram a querula cotinga.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-de-cara-preta
O anambé-de-cara-preta mede 23 cm de comprimento, a coroa, a face e a garganta são pretas, com a face e a garganta orladas de branco; cinza escuro acima.
Mais escuro nas asas e cauda; abaixo um cinza bem mais claro, um tanto flamulado no peito.
Habitat do anambé-de-cara-preta
Esta espécie é considerada rara e local em seu habitat natural : estrato médio e subdossel de florestas úmidas , geralmente pantanosas ou sazonalmente alagadas, entre altitudes de 200 a 350 m .
Distribuição geográfica
Distribui-se no sudeste do Peru , ( Madre de Dios e Balta, no sul de Ucayali e no rio Camisea, Cuzco , incluindo o Parque Nacional do Manu ), e áreas adjacentes na Bolívia ( Pando ) e no oeste do Brasil ( rios Tejo e alto Juruá , no Acre e também no extremo sudoeste do estado do Amazonas .
Reprodução do anambé-de-cara-preta
O anambé-de-cara-preta reproduz entre agosto e setembro constrói um ninho extremamente pequeno, em plantas de Cecropia , ou em grandes árvores emergentes como as do gênero Ceiba , 35 m acima do solo.
Alimentação do anambé-de-cara-preta
Sua dieta consiste basicamente em frutas, mas também consome alguns artrópodes .
Canto do anambé-de-cara-preta
O canto do anambé-de-cara-preta é curto, deslizante ‘yuu’ os três últimos sons são mais altos, além desse canto, os pássaros podem emitir um som curto ‘fluff’ e um som agudo ‘tsoyu’.