Anambé-de-coroa: características, habitat, reprodução e alimentação
Anambé-de-coroa ( Iodopleura isabellae ) é uma especie de ave da família dos Tityridae que pertence ao gênero dos Iodopleura.
A IUCN classifica a espécie como Pouco Preocupante (LC), em parte devido à sua área de distribuição extremamente grande.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-de-coroa
O anambé-de-coroa atinge um comprimento de corpo de 11,5 cm e um peso de cerca de 18 gramas. O topo é marrom-escuro, com manchas faciais brancas, e uma faixa da garupa é branca.
A garganta e a parte inferior do meio são brancas, seus lados são brancos, listrados de marrom e manchados. O macho tem manchas vermelhas de cada lado, as fêmeas têm manchas brancas.
Normalmente, as manchas ficam escondidas sob as asas e só se tornam visíveis quando elas se abrem. As manchas roxas são exibidas pelo macho em lutas de exibição para deter os rivais.
As asas de andorinha são relativamente longas. A cauda é curta, as penas da caudaatingem apenas 5 a 10 mm atrás das coberturas da cauda.
Habitat do anambé-de-coroa
O anambé-de-coroa habita as copas das árvores, mais raramente as bordas das florestas tropicais e florestas secundárias , essencialmente abaixo de 700 m de altitude.
A espécie vive principalmente no dossel das florestas tropicais e, portanto, é difícil de observar do solo, é considerada bastante rara na maior parte de sua área de distribuição. Ele costuma se sentar em galhos secos. Frequentemente ocorre em pares, mas não forma enxames ou outros grandes grupos sociais.
Reprodução do anambé-de-coroa
O anambé-de-coroa nidifica no dossel. A construção do ninho raramente foi observada. Andrew Whittaker observou um casal construindo um ninho em Loreto, Peru, a única outra observação publicada do Pará reflete um comportamento semelhante.
O ninho estava na copa de uma espécie de leguminosa de copa bastante solta, cerca de 4 a 5 metros abaixo da copa, em um galho fino e horizontal.
Parecia um ninho de beija-flor em forma. Ambos os pais forraram a concha plana do ninho com fios de aranha, alguns dos quais foram presos com fezes pegajosas como cola.
Alimentação do anambé-de-coroa
Alimenta-se de insetos voadores , mas também come várias frutas (por exemplo, visco ). Outros autores o classificam como um comedor de frutas não especializado.