Anambé-de-peito-roxo (Cotinga cotinga) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero dos Cotinga.
É um parente próximo de Cotinga maculata com quem já foi sugerido ser coespecífico. É monotípico .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-de-peito-roxo
O anambé-de-peito-roxo mede 18 8 9 a 19 10 cm de comprimento, o macho tem plumagem azul cobalto, 9 com estrias pretas ao redor dos olhos e asas; a garganta, o peito e a metade superior da barriga são roxos.
A fêmea é castanha, escura no dorso e nas asas e clara no pescoço e na parte inferior, com um padrão no peito e no ventre que apresenta manchas escuras rodeadas de luz, em forma de escamas.
O macho emite um belo som com as asas durante o vôo.
Habitat do anambé-de-peito-roxo
Esta espécie é considerada rara em seu habitat natural , no dossel e nas bordas da floresta tropical , inclusive em solos arenosos, abaixo de 600 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se do extremo leste da Colômbia , sul e leste da Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa e no Brasil , norte e leste da Amazônia (leste a oeste do Maranhão e sul ao extremo norte do Tocantins ; o limite ocidental é incerto); registros isolados no nordeste do Peru ( San Martín ) e oeste do Brasil ( Rondônia , sul do Amazonas ).
Estado de conservação do anambé-de-peito-roxo
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) reconheceu a centáurea roxa como uma espécie de menor preocupação (LC ) continuamente desde 1988.
O tamanho da população não foi estimado, mas esta ave é descrita como rara. A tendência populacional é considerada decrescente devido ao desmatamento da Amazônia.