Anambé-militar ( Haematoderus militaris ) é uma espécie de passeriforme da família Cotingidae , a única do gênero monotípico Haematoderus .
É nativa da bacia amazônica e do Escudo das Guianas na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É bastante preguiçoso, empoleirado ao ar livre principalmente durante o início da manhã. Geralmente solitário. Seu vôo é ondulado, lembrando um comedor de guarda-chuva ( Cephalopterus ) ou um grande pica-pau ( Picidae ).
Características do anambé-militar
Mede de 33 a 35 cm de comprimento. O macho adulto é espetacular, com brilhante plumagem vermelho púrpura; as penas são longas e rígidas; as asas e a cauda são enegrecidas.
Fêmeas e imaturos têm cabeça, pescoço e ventre rosa-carmesim (penas menos rígidas) e dorso, asas e cauda castanho-escuros. O bico robusto é avermelhado opaco.
Habitat do anambé-militar
O anambé-militar distribui-se desde o extremo sul da Venezuela ( Cerro de la Neblina ), passando pela Guiana , Suriname , Guiana Francesa , norte e noroeste do Brasil (a leste de Roraima e área de Manaus , e do baixo rio Tocantins a leste até a área de Belém em nordeste do Pará ; também em Rondônia e norte do Mato Grosso ).
Em 2012 foi encontrado no sudeste da Colômbia , em Guainía (Cerro Caparo). Por muito tempo acreditou-se restrito ao escudo das Guianas, até novos registros, ainda altamente localizados, ao sul do rio Amazonas .
Esta espécie é considerada rara e local em seu habitat natural : o dossel e subdossel da floresta úmida de terra firme na Amazônia , abaixo de 200 m de altitude .
Reprodução do anambé-militar
A época de reprodução do anambé-militar parece cair durante a segunda metade do ano, com a maioria dos ninhos observados em setembro . As informações sobre a reprodução desses tímidos moradores da floresta são escassas e incompletas.
Os machos cortejam as fêmeas por meio de vôos rituais, durante os quais atingem cerca de 30 m de altura, para depois deslizarem em direção ao solo descrevendo uma espiral .A construção do ninho, a ninhada e os cuidados com os filhotes são prerrogativas exclusivas da fêmea.
O ninho consiste numa estrutura em forma de taça construída por tecelagem de galhos na bifurcação de um galho a cerca de vinte metros acima do solo: a fêmea parece acumular o material de construção e depois pisoteá-lo para estabilizá-lo .
Não existem mais observações sobre a reprodução, no entanto acredita-se que não difira excessivamente em termos de modalidade e tempo de outras espécies semelhantes, em que as fêmeas põem um único ovo e o incubam durante cerca de semanas, a que se junta um semelhante período para o filhote voar.
Alimentação do anambé-militar
O anambé-militar apesar de também comer insetos sua dieta e baseada principalmente de frutas.
Canto do anambé-militar
Geralmente é silencioso, embora um bipe curto e grave tenha sido ouvido, bem como um ( bok) profundo e agudo . Seu chamado é um (tyiward) alto e nasal .