Anambé-roxo (Xipholena punicea) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero Xipholena.
O anambé-roxo é principalmente um frugívoro , mas é conhecido por consumir insetos ocasionalmente. Essa espécie de cotinga é distinta porque os machos têm cabeça e corpo cor de vinho, asas brancas brilhantes e olhos amarelos.
Como outros membros da Cotingidae, esta espécie é sexualmente dimórficae as fêmeas têm cabeça e corpo cinza claro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-roxo
O anambé-roxo mede 19,5 cm de comprimento. A íris é branca cremosa a amarelo pálido. O macho é um impressionante roxo carmesim brilhante, com asas principalmente brancas e pontas pretas das primárias.
Algumas das penas escapulares são rígidas, pontiagudas e alongadas, estendendo-se para baixo sobre as asas brancas.
A fêmea é acinzentada, mais escura em cima e mais pálida em baixo, alguns espécimes com rosa no criso ; as coberturas das asas e as penas de vôo internas são proeminentemente orladas de branco.
O macho é inconfundível com suas asas brancas como a neve resplandecentes mesmo a grandes distâncias.
Habitat do anambé-roxo
O anambé-roxo geralmente vivem em áreas de vegetação densa e solo branco e arenoso que foi escurecido e acidificado pela decomposição de material vegetativo.
Também houve raros avistamentos de possíveis vagabundos na Bolívia e leste do Equador fora de seu alcance estabelecido.
Distribuição geográfica
O anambé-roxo ocupam a camada de dossel das florestas tropicais em toda a América do Sul, incluindo regiões do Brasil, Colômbia, Venezuela e Guianas.
No norte da Amazônia peruana, eles vivem nas regiões de varillal ( floresta de areia branca ) e forrageiam em grupos nas árvores Caraipa tereticaulis ao longo do rio Nanay .
Reprodução do anambé-roxo
Existem observações limitadas da anambé-roxo na natureza, com a maioria dos relatos documentando o complexo ritual de acasalamento da espécie, embora a época exata de reprodução seja desconhecida.
Os machos se aglomeram em pequenos grupos em áreas onde uma fêmea foi vista construindo um ninho. Os machos então participam de uma “perseguição ritualizada”, que possivelmente comunica uma ordem de dominância entre os machos para a fêmea.
À medida que cada macho voa para um poleiro ocupado por outro macho para roubar seu lugar, eles exibem suas asas brancas brilhantes sobre a área onde a fêmea observa abaixo.
Essas exibições de acasalamento tendem a ser silenciosas em nome dos machos, mas há um leve ruído emanando do movimento das asas. Um par é formado logo após o acasalamento, mas esse relacionamento dura pouco e é abandonado assim que a nidificação começa.
Alimentação do anambé-roxo
O anambé-roxo é principalmente um frugívoro, mas consome insetos oportunisticamente. Membros da espécie forrageiam em pequenos grupos e usam vocalizações frequentes de um ‘PURP!’ ruído para se comunicarem uns com os outros.
Estado de conservação do anambé-roxo
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) reconheceu a palmeira amaranto como uma espécie de menor preocupação (LC ) continuamente desde 1988.
O tamanho da população não foi estimado, mas esta ave é descrita como bastante comum, mas distribuída em manchas. A tendência populacional é considerada decrescente.