Anambeúna: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Anambeúna ( Querula purpurata ) é uma espécie de ave da família Cotingidae que pertence ao gênero dos Querula.
É nativo da Nicarágua, Costa Rica, Panamá e da maior parte da metade norte da América do Sul, seu habitat é a floresta úmida de planície, onde se alimenta principalmente de insetos e frutas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um pássaro preto brilhante de tamanho médio e o macho tem uma mancha vermelho-púrpura na garganta. Nidifica próximo a outras aves de sua espécie.
Sua população está em declínio, mas é uma espécie comum com uma distribuição muito ampla, e oA União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou seu estado de conservação como sendo de ” menor preocupação “.
Características do anambeúna
O macho mede 28 cm de comprimento e a fêmea 25,5 cm, pesando respectivamente, em média, 114 g 97 g. Eles são inteiramente pretos, o macho mais brilhante tendo uma grande mancha roxo-avermelhada na parte superior da garganta (semelhante a coleiras de beija-flores), estendendo-se até as laterais do pescoço.
As penas desta mancha são alongadas, estreitas e ricas, formando um escudo nas laterais da parte inferior do pescoço. As bases ocultas dessas penas são brancas.
A íris e as pernas são escuras, mas o bico é claro, cinza-azulado ou até cinza-esbranquiçado. As pernas são relativamente curtas; o bico é largo, um tanto achatado e tem a ponta em forma de gancho.
Os juvenis são semelhantes às fêmeas adultas, mas são pretos mais opacos, com abrigos de asas preto-acastanhados.
Habitat do anambeúna
O habitat natural do anambeúna são as florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.
Distribuição geográfica
É encontrado na Bolívia , Brasil , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Peru , Suriname e Venezuela ; também no sul da América Central na Nicarágua , Costa Rica e Panamá
Reprodução do anambeúna
Vários machos se reúnem para o namoro e gritam alto na copa de uma árvore, abanam o rabo e batem as asas. O escudo roxo da garganta fica arrepiado durante a exibição do namoro.
A fêmea põe um único ovo em um ninho raso feito de galhos na copa das árvores e o incuba sozinho. Os outros membros da associação familiar também ajudam na criação do filhote.
Alimentação do anambeúna
A dieta do anambeúna consiste basicamente de frutas e grandes insetos .
Canto do anambeúna
A variedade de chamadas baixas e doces inclui um ” uu-uaáh ” ou um ” kuih-u-uu-uaáh “; em vôo, costumam emitir um ” uah-uah-uhiíauuu “. Os pássaros que chamam geralmente agitam ou abrem suas caudas.