Anambezinho: características, habitat e alimentação
Anambezinho (Iodopleura pipra) é uma especie de ave da família dos Tityridae que pertence ao gênero dos Iodopleura.
A IUCN atribuiu à espécie o estatuto de conservação EN. As ameaças incluem perda potencial de habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Tem sido tradicionalmente colocado na família cotinga , mas as evidências sugerem fortemente que é melhor colocado em Tityridae, onde agora colocado pelo SACC .
Características do anambezinho
O anambezinho é uma ave muito pequena, com apenas 9,5 centímetros de comprimento. É cinza acinzentado acima com um topo mais escuro, asas longas mais fuliginosas e uma cauda curta.
Na garganta, peito e abrigos da cauda inferior é bege canela claro, enquanto o resto da parte inferior é cinza com faixas brancas.
Os tufos roxos nos flancos do macho que deram ao gênero seu nome sueco geralmente estão escondidos.
Às vezes, uma faixa branca é costurada na parte superior do bumbum. O bico é curto, áspero e preto. O som é um psi-si muito fino e metálico.
Habitat do anambezinho
A ave é encontrada entre as copas das árvores nas florestas costeiras e de várzea. Ele também pode tolerar florestas afetadas pelo desmatamento e é visto em plantações de cacau e clareiras com árvores esparsas.
Alimentação do anambezinho
O anambezinho alimenta-se de bagas de visco, mas também de insetos que apanha em voo. A reprodução foi observada em agosto-outubro com um macho cantando observado em janeiro no Espírito Santo.
Estado de conservação
Esta espécie tem uma população mundial muito pequena, entre 250 e 2500 indivíduos adultos. Além disso, cada subpopulação tem menos de 250 indivíduos cada.
A população está diminuindo como resultado da destruição e fragmentação do habitat. A união internacional de conservação IUCN, portanto, o classifica como altamente ameaçado .