Andorinha-das-cavernas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Andorinha-das-cavernas (Petrochelidon fulva ) é uma especie de ave da familia dos Hirundinidae que pertence ao gênero Petrochelidon.
A andorinha das cavernas, também nativa das Américas, nidifica e empoleira-se principalmente em cavernas e buracos .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da andorinha-das-cavernas
A andorinha-das-cavernas é uma andorinha bastante pequena (12–14 cm), mas compacta, com uma cauda curta e bem cortada.
Na plumagem, é muito semelhante à craca: parte superior azul-preta com suspensórios claros, parte inferior cor de ferrugem, parte inferior esbranquiçada, parte inferior clara de cor sólida, abrigos inferiores da cauda manchados e coroa escura, mas testa e pescoço claros.
A andorinha de celeiro também tem uma cor vermelho-ferrugem clara na garganta e na bochecha, e não uma garganta enegrecida e uma bochecha vermelha escura. A testa é cor de ferrugem, não branca, mas as andorinhas mexicanas também têm testa vermelha.
Habitat da andorinha-das-cavernas
Andorinha-das-cavernas geralmente nidifica em cavernas, buracos e, às vezes, em estruturas feitas pelo homem que oferecem habitat semelhante, como bueiros de rodovias.
Distribuição geográfica
A andorinha-das-cavernas é encontrada no México , no sul dos Estados Unidos e nas Grandes Antilhas. As populações do interior do México, do Yucatán e do sul das Antilhas são sedentárias, mas o resto é migratório.
Reprodução da andorinha-das-cavernas
Os ovos da andorinha-das-cavernas têm formato elíptico oval e normalmente de cor branca, com alguma variação de manchas finas de marrom claro a escuro ou mesmo lilás e roxo fosco.
Ninhadas de três a cinco ovos são típicas e acredita-se que ambos os sexos contribuam para a incubação da ninhada. Apenas a fêmea desenvolve uma mancha de cria .
As andorinhas das cavernas são altriciais quando eclodem; eles são cegos e incapazes de sustentar o calor do próprio corpo. Eles permanecem no ninho até serem capazes de voar, o que ocorre aproximadamente 20 a 22 dias após a eclosão.
Ambos os pais alimentarão os filhotes com pequenos insetos ao longo do dia e defenderão o ninho se forem ameaçados, atacando e chamando em voz alta a ameaça.
Alimentação da andorinha-das-cavernas
As andorinhas-das-cavernas se alimentam de insetos voadores de pequeno e médio porte durante todo o dia. Eles se alimentam em bandos soltos em áreas abertas, em vegetação aberta e contra falésias.
Canto da andorinha-das-cavernas
O som é descrito na literatura inglesa como um “pwid” suave e crescente, mais parecido com uma andorinha de celeiro do que com uma andorinha de pedra.
A canção, assim como a andorinha de celeiro, consiste em uma mistura de arrulhos, chocalhos nasais e sons sibilantes.