Andorinha-de-dorso-acanelado: espécies, características, reprodução, alimentação e habitat
Andorinha-de-dorso-acanelado ( Petrochelidon pyrrhonota) é uma ave da família Hirundinidae, a qual pertencem as andorinhas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é nativa das Américas, e a nidificação acontece nos Estados Unidos e México, e migração de inverno, para a região oeste da América do Sul.
A andorinha-de-dorso-acanelado é encontrada desde Venezuela até o sul da Argentina.
Subespécies
A andorinha-de-dorso-acanelado possui quatro subespécies:
– Petrochelidon pyrrhonota pyrrhonota: encontrado no Norte e Centro do Alaska até o Sul dos Estados Unidos da América; no inverno, pode ser encontrado na América do Sul;
– Petrochelidon pyrrhonota tachina: encontrado no Sudoeste dos Estados Unidos da América; no invermo migra para a América do Sul;
– Petrochelidon pyrrhonota ganieri: encontrado no Sul dos Estados Unidos da América a Oeste dos Montes Apalaches, (do estado de Tennessee até o estado do Texas); no inverno migra para a América do Sul;
– Petrochelidon pyrrhonota melanogaster: encontrado do Sudoeste do Arizona e Novo México até o estado de Oaxaca no México; no inverno migra para a América do Sul.
Características da andorinha-de-dorso-acanelado
A andorinha-de-dorso-acanelado é uma ave que mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas, o adulto tem um azul iridescente nas costas e na coroa, possui asas e cauda marrons.
Além disso, o nuca e a testa são brancas, a barriga é branca, exceto para a garganta avermelhada e possui cauda quadrada.
Alimentação
A andorinha-de-dorso-acanelado se alimenta de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos.
Reprodução da andorinha-de-dorso-acanelado
Esta espécie atinge a maturidade sexual com cerca de 1 ano, e o período de reprodução vai de abril a agosto. põe de 4 a 5 ovos que são incubados de 14 a 16 dias.
Além disso, a ave tem até 3 ninhadas por temporada, grupos juntam lama para construir ninhos em colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou edifícios.
Hábitos
A andorinha-de-dorso-acanelado tem uma expectativa de vida de mais de 5 anos, ele tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos, capturando pequenos insetos em pleno ar, o bando faz o seu descanso pousando em fios de energia elétrica.
Fotos da andorinha-de-dorso-acanelado
Distribuição geográfica
A andorinha-de-dorso-acanelado é encontrado no Norte, aparece entre setembro e abril nos mesmos locais e habitats da andorinha-do-barranco(Riparia riparia), em grandes bandos, às vezes associada à andorinha-de-sobre-branco(Tachycineta leucorrhoa) e à andorinha-de-bando(Hirundo rustica).