Andorinha peitoril (Atticora fasciata) é uma especie de ave da familia dos Hirundinídeos que pertence ao gênero Atticora.
A andorinha peitoril foi formalmente descrita em 1789 pelo naturalista alemão Johann Friedrich Gmelin em sua edição revisada e ampliada do Systema Naturae de Carl Linnaeus .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da andorinha peitoril
A andorinha peitoril é uma andorinha de tamanho médio, medindo, em média, 15 cm e pesando 12–16 g. Eles geralmente têm envergadura de 92–108 mm.
Diminuem em tamanho de norte para sul, mas este é um declínio gradual, o que sugere que não há variação geográfica. É preto, exceto pela faixa no peito, nas coxas e nas barras nas bordas das asas, que são todas brancas. Ele também tem abrigos sob as asas marrom-escuros .
Suas penas têm um brilho preto-azulado. Esta andorinha tem uma cauda profundamente bifurcada. Os sexos são semelhantes, embora as mulheres pesem um pouco mais em média (12–14 g para os homens, 12,8–15,8 g para as mulheres).
Os juvenis são mais opacos e marrons, com penas mais curtas e mais claras.
Não deve ser confundida com a andorinha de colarinho preto , que possui plumagem e garganta brancas.
Habitat da andorinha peitoril
Eles são encontrados com mais frequência perto de rios de águas negras na Colômbia e na Venezuela, nidificando em afloramentos rochosos. Embora sejam encontrados perto da água, raramente são encontrados sobre lagos.
Às vezes são encontrados em clareiras florestais. Eles geralmente não ocorrem acima de 800 m, embora ocorram até 1.400 m (4.600 pés) na Colômbia. Essas andorinhas também não são migratórias.
Distribuição geográfica
Esta ave é nativa da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Reprodução da andorinha peitoril
A andorinha peitoril nidifica em uma toca. Pensa-se que estas andorinhas cavam as suas próprias tocas, ocasionalmente cavando ninhos nas margens dos rios quando a água está baixa, mas muito provavelmente também usam tocas abandonadas.
O ninho é feito de capim seco. Eles não usam locais de nidificação artificiais. Essas aves geralmente se reproduzem sozinhas ou em pequenas colônias. Ao anoitecer, eles também podem ser vistos empoleirando-se em pequenos grupos.
Esta andorinha tem uma ninhada de quatro a cinco ovos brancos, geralmente medindo 18,5 mm × 12,8 mm.
Alimentação da andorinha peitoril
Essas aves são insetívoras e se alimentam do ar. Ao forragear, eles voam rapidamente em ziguezague ou círculo acima da água, deslizando sobre a água em alguns casos.
Canto da andorinha peitoril
O chamado da andorinha peitoril é descrito como ti-ti-tur . Essas andorinhas também emitem um zumbido zzzz-ee-eep , que geralmente é dado durante o vôo.