A andorinha-serradora ( Stelgidopteryx ruficollis) é uma ave da família Hirundinidae, também conhecida como andorinha-serrador e andorinha-serradora-do-sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie foi formalmente descrito pela primeira vez como Hirundo ruficollis pelo ornitólogo francês Louis Vieillot em 1817.
Subespécies
A andorinha-serradora possui quatro subespécies:
– Stelgidopteryx ruficollis ruficollis: encontrado no sudeste da Colômbia até as Guianas, Brasil e norte da Argentina;
– Stelgidopteryx ruficollis uropygialis: encontrado nas terras baixas do Caribe em Honduras e Nicarágua até o noroeste do Peru;
– Stelgidopteryx ruficollis decolor: encontrado na costa do Oceano Pacífico na Costa Rica e no Panamá;
– Stelgidopteryx ruficollis aequalis: encontrado no norte da Colômbia e na Venezuela.
Características do andorinha-serradora
A andorinha-serradora possui um tamanho médio de 14 centímetros, pesando aproximadamente 13,5 gramas, e a sua cauda é quase retangular, a garganta cor de canela avermelhada contrasta com a cor de fuligem dos lados da cabeça, do lado superior todo e do peito, o abdômen e as coberteiras inferiores da cauda são amarelo-pálido.
Alimentação
A andorinha-serradora se alimenta de plâncton aéreo, comendo cupins, formigas, moscas e até abelhas.
Reprodução da andorinha-serradora
Esta espécie de andorinha faz ninho em buracos de barrancos, às vezes em colônias espalhadas ao longo de rios ou em cortes de estradas.
Além disso, a ninhada faz uma cama solta de capim, folhas e penas, aproveita caibros embaixo das telhas e entre forros e em cavidades em construções humanas, há uma tendência de alguns casais nidificarem juntos.
Habitat
A andorinha-serradora habita áreas abertas e clareiras, próximo à água, vive em pequenos grupos, empoleirada em galhos secos ou redes de fiação elétrica.
Canto da andorinha-serradora
O canto da andorinha-serradora é estridente e emite um som suave de “djlid-djlid”….. “dschri-dschri”….
Fotos da andorinha-serradora
Distribuição geográficaA andorinha-serradora é encontrada da América Central à Argentina e em todo o Brasil, no sul do país é migratória, é encontrada também da Costa Rica e Panamá aos demais países da América do Sul, com exceção do Chile.