Andorinhão-velho-da-cascata: características, habitat, reprodução e alimentação
Andorinhão-velho-da-cascata (Cypseloides senex) é uma especie de ave da família dos Apodidae que pertence ao gênero dos Cypseloides.
A espécie é conhecida pelo fato de as cavidades utilizadas para reprodução e pernoite estarem localizadas em paredões rochosos e principalmente atrás de cachoeiras .
Para chegar lá, os pássaros voam pelas cortinas d’água que caem. Durante o dia, os sociáveis andorinhões caçam insetos no alto das florestas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um andorinhões marrom-escuro bastante grande que, com um comprimento de corpo de 18 centímetros, é ligeiramente maior do que os andorinhões comuns nativos da Europa Central.
Característica do andorinhão-velho-da-cascata
O andorinhão-velho-da-cascata tem comprimento da asa é de cerca de 16 centímetros, o peso está entre 60 e 98 gramas – significativamente mais do que o peso de cerca de 20 a 45 gramas nas outras espécies do gênero.
A plumagem é predominantemente marrom-escura. A parte inferior, parte inferior das costas, garupa e penas da cauda são ligeiramente mais claras.
A impressão geral da cabeça, por outro lado, é muito pálida, principalmente nas regiões densamente emplumadas da testa, queixo e rédeas.
Os sexos não podem ser distinguidos externamente. Em pássaros jovens, os abrigos inferiores das asas são ligeiramente mais claros do que o resto dos abrigos inferiores.
A cauda é cortada reta ou ligeiramente arredondada. O corpo é bastante forte para um planador e as asas são relativamente curtas. O vôo é mais plano e menos gracioso do que a maioria dos outros planadores, especialmente aqueles de tamanho comparável.
Habitat do andorinhão-velho-da-cascata
O habitat do andorinhão fuliginoso inclui a floresta tropical perene e as savanas úmidas adjacentes ao sul . Pode ser encontrado desde as terras baixas até uma altitude de 1000 metros.
Distribuição geográfica
O andorinhão-velho-da-cascata só é encontrado na América do Sul. A maior parte da variedade está no Brasil ; no norte, estende-se às terras baixas do curso superior do Rio Madeira , um afluente direito do Amazonas , e se estende pelos estados de Mato Grosso e Pará até São Paulo , no sul do Brasil.
Além disso, o andorinhão fuliginoso pode ser encontrado no leste do Paraguai e na província de Misiones , no nordeste da Argentina.
Reprodução do andorinhão-velho-da-cascata
A época de reprodução geralmente cai durante a estação chuvosa em áreas com precipitação variável. Fuligem Swifts se reproduzem em colônias em saliências de rochas horizontais ou cavidades próximas ou atrás de cachoeiras.
O ninho é uma concha rasa feita de musgo e pequenas pedras, unidas pelo uso de argila e possivelmente também de saliva. Os ninhos às vezes são expostos à luz solar direta.
A ninhada geralmente consiste em apenas um ovo; após a perda da ninhada, ocorrem ninhadas de substituição. Isso pode se tornar necessário se os andorinhões não conseguirem mais alcançar seus locais de nidificação por um longo período de tempo devido a grandes quantidades de água após fortes chuvas.
Pouco mais se sabe sobre a biologia reprodutiva da espécie; devido aos locais de reprodução húmidos e frescos, assume-se que a época de reprodução e nidificação será bastante longa.
A plumagem densa e quente dos filhotes também é interpretada como uma adaptação a esses locais de nidificação. Ao emplumar, os filhotes precisam cruzar imediatamente a cortina de água da cachoeira em muitos lugares.
Alimentação do andorinhão-velho-da-cascata
O andorinhão-velho-da-cascata alimenta-se de insetos acima do dossel da floresta perto de áreas de descanso e nidificação.
Estado de conservação
Até 1994 a espécie foi classificada como ” quase ameaçada” pela IUCN na lista de alerta precoce. O planador da fuligem agora é considerado “não ameaçado” ( menor preocupação ).
Embora ocorra apenas em manchas na área de distribuição, é bastante comum em alguns locais do Brasil. No entanto, dados utilizáveis não estão disponíveis nem para o estoque nem para seu desenvolvimento. O futuro de várias áreas de reprodução pode ser ameaçado pela construção de barragens .