Anhuma-cornuda: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Anhuma-cornuda (Anhima cornuta) é uma especie de ave da família dos Anhimidae que pertence ao gênero dos Anhima.
Existem três espécies de Anhuma , sendo as outras duas o Anhuma do sul e o anhuma-cornuda do norte no gênero Chauna .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
São parentes dos patos , gansos e cisnes , que pertencem à família Anatidae , mas têm o bico mais parecido com o das aves de caça .
Características do anhuma-cornuda
O anhuma-cornuda é um enorme pássaro de 84–95 cm de comprimento e 3,5 kg , com um pequeno bico semelhante ao de uma galinha.
As partes superiores, cabeça e peito são pretos, com manchas brancas na coroa, garganta e coberturas das asas. Há uma longa estrutura espinhosa projetando-se para a frente da coroa.
Essa estrutura é única entre as aves e não é derivada de uma pena, mas é uma estrutura cornificada que está frouxamente presa ao crânio e cresce continuamente, embora muitas vezes se quebre em sua ponta.
Isso dá o nome a esta espécie. Tem pernas muito longas e esguias e três dedos grandes em cada uma. A barriga e abrigos sob as asas são brancos. Tem duas esporas afiadas em suas asas e pés que são apenas parcialmente palmados.
Habitat do anhuma-cornuda
Ele vive à beira da água nas selvas da América Central e do Sul . No Equador, vive na área costeira conhecida como Reserva Churute.
No cantão Naranjal existe uma lagoa e reserva que leva o nome desta ave única Laguna del Canclon localizada na fronteira norte compartilhada com os cantões de El Triunfo e Yaguachi.
Reprodução do anhuma-cornuda
Seu ninho é uma grande pilha de vegetação flutuante ancorada em águas rasas. Três ovos marrom-oliva são postos e os filhotes, como os da maioria dos anseriformes , podem correr assim que nascem.
Alimentação do anhuma-cornuda
O anhuma-cornuda alimenta-se principalmente de plantas aquáticas.
Canto do anhuma-cornuda
A chamada do anhuma-cornuda , como o nome sugere, é um som de eco muito alto e repetitivo. É chamado de “el clon-clon” no Equador por causa dessa característica peculiar.