Araçari-de-bico-riscado: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Araçari-de-bico-riscado (Pteroglossus inscriptus) é uma especie de ave da família dos Ramphastidae que pertence ao gênero dos Pteroglossus.
A IUCN segue a taxonomia HBW e assim avaliou as duas subespécies de aracari com letras como espécies separadas. Ambos são avaliados como sendo de menor preocupação. Ambos têm grandes intervalos e populações de tamanho desconhecido que se acredita estarem diminuindo.
Nenhuma ameaça imediata para qualquer um deles foi identificada. A espécie é considerada rara a bastante comum em diferentes partes de sua distribuição.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do araçari-de-bico-riscado
O araçari-de-bico-riscado tem 33 a 35,5 cm de comprimento. A subespécie nominal pesa cerca de 100 a 130 g (3,5 a 4,6 oz) e araçari-de-bico-riscado cerca de 110 a 185 g. Em ambos, o macho é maior que a fêmea e tem o bico mais longo.
Suas contas têm um padrão complexo. O indicado tem uma maxila predominantemente amarela com uma estreita faixa preta no cúlmen , uma larga ponta preta e uma série de marcas pretas de “escrito” ao longo de sua borda inferior.
Sua mandíbula é amarelo pálido com uma larga base e ponta pretas e algumas marcas pretas de “rabisco” perto da ponta. araçari-de-bico-riscado é como a do nomeado, mas sua mandíbula é quase inteiramente preta.
Os machos nomeados têm a cabeça preta, exceto pela pele azul nua, cinza violeta e vermelha ao redor dos olhos. Suas partes superiores, asas e cauda são verde-escuras, exceto por uma garupa carmesim.
O peito, a barriga e as coberturas infracaudais são amarelos com manchas claras de canela. Suas penas tibiais variam do verde ao meio verde e meio amarelo pálido.
As fêmeas nomeadas têm castanha na garganta e nas laterais da cabeça e pescoço; a castanha da garganta tem uma estreita faixa preta abaixo dela. Os imaturos se assemelham a versões pálidas dos adultos.
Habitat do araçari-de-bico-riscado
A espécie habita uma variedade de tipos de florestas perenes de várzea na bacia amazônica superior. Estes incluem várzea , terra firme , florestas secundárias e de galeria e ilhas arborizadas. Em altitude, geralmente atinge cerca de 500 m, mas ocorre localmente em até 900 m.
Distribuição geográfica
O araçari-de-bico-riscado é encontrada no centro-norte do Brasil, ao sul do rio Amazonas, entre os rios Madeira e Maranhão e de lá para o sul até o norte da Bolívia e o estado brasileiro de Mato Grosso e o alto rio Tocantins .
Uma pequena população separada está nos estados do extremo leste brasileiro de Pernambuco e Alagoas. araçari-de-bico-riscado é encontrado no sul da Colômbia, leste do Equador, noroeste da Bolívia e oeste do Brasil, perto da Amazônia até o rio Negro e ao sul um pouco além do alto rio Madeira.
Reprodução do araçari-de-bico-riscado
A época de nidificação do araçari-de-bico-riscado parece estender-se de dezembro a julho na parte ocidental de sua distribuição e de agosto a março no leste do Brasil.
Presume-se que nidifique em cavidades de árvores como outros tucanos. Nada mais se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Alimentação do araçari-de-bico-riscado
Sua dieta é principalmente de frutas, mas aparentemente também leva pequenos artrópodes . Também antecede os ninhos de outras espécies para ovos e filhotes.
Canto do araçari-de-bico-riscado
O araçari-de-bico-riscado não é considerado particularmente vocal. Sua música foi descrita como ‘uma série frequentemente longa e contínua de notas cha guturais’, como ‘uma série rápida de notas agudas kkik (ou kkuk , ou kkek )’ e como ‘uma série de grunhidos elétricos: jrnk jrnk jrnk’.
Também fornece ‘notas únicas de chak ou kak’. Um som não vocal é um chocalho ‘bdddt’ que se acredita ser usado em encontros agonísticos .