Araçari-negro (Selenidera culik) é uma especie de ave da família dos Ramphastidae que pertence ao gênero Selenidera.
A IUCN avaliou o toucanet da Guiana como sendo de menor preocupação. Tem uma grande variedade e, embora seu tamanho populacional não seja conhecido, acredita-se que seja estável.
Nenhuma ameaça imediata foi identificada. É considerado comum em grande parte do seu alcance.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do araçari-negro
O araçari-negro tem de 33 a 35 cm de comprimento. Os machos pesam 129 a 159 g e as fêmeas 132 a 165 g. Machos e fêmeas têm o mesmo padrão de bico, mas o bico da fêmea é mais curto. O bico tem uma linha amarelada na base.
Tanto a maxila quanto a mandíbula são em sua maioria pretas com bases vermelhas; o vermelho se estende ainda mais na mandíbula. Ambos os sexos têm pele azul nua ao redor do olho e um tufo de penas amarelas atrás do azul.
Os machos são pretos na coroa, nuca, garganta, peito e barriga. Eles têm um “colar” dourado na parte superior das costas; o resto de suas partes superiores são verdes. Sua cauda é verde com pontas castanhas nas penas. Seus abrigos infracaudais é vermelho.
As fêmeas adultas têm gorro preto e nuca castanha e parte superior das costas com apenas um toque de colarinho amarelo. Suas partes inferiores são cinza a cinza-esverdeado com uma barriga verde-amarelada.
Os imaturos são semelhantes aos adultos, mas geralmente mais opacos e com sua plumagem e padrões de bico menos distintos.
Habitat do araçari-negro
Habita florestas úmidas, incluindo matas de galeria em savanas, e prefere florestas primárias a áreas exploradas seletivamente. Em altitude, geralmente ocorre até 600 m, mas é encontrado em até 900 m (3.000 pés) na Venezuela e no Suriname.
Distribuição geográfica
O araçari-negro é encontrado desde o extremo sudeste da Venezuela, a leste, através das Guianas , até o norte do Brasil e ao sul até o rio Amazonas, entre o rio Negro e a foz do Amazonas, no estado do Amapá .
Reprodução do araçari-negro
O araçari-negro nidifica entre março e maio na Venezuela e nas Guianas e de abril a julho no Brasil. Os machos cortejam as fêmeas.
Nidifica em buracos de pica-pau, às vezes expulsando o criador. O tamanho da ninhada é de dois ou três ovos.
O tempo de incubação em cativeiro é de cerca de 16 dias, mas é desconhecido na natureza; o tempo para emplumar não é conhecido.
Alimentação do araçari-negro
A dieta do araçari-negro é composta principalmente por frutas, mas também leva insetos. Há alguma evidência de coevolução com a palmeira Oenocarpus bacaba .
Canto do araçari-negro
O araçari-negro possui uma grande variedade de vocalizações, mas as utiliza com pouca frequência. Sua música é uma “série lenta de notas ‘arrouk’ guturais semelhantes a sapos”.
Sua chamada básica é um “chocalho, ‘trrrr-trrrr-trrrr …’, acompanhado de um guincho crescente, às vezes parecido com um galo, ‘kaaaaaaiiiiii'”.
Ele também faz “vários chocalhos macios e outras chamadas, algumas agressivas, outras usadas na alimentação de corte e [no] ninho”.