Aracuã-de-asas-azuis: características, habitat, reprodução e alimentação
Aracuã-de-asas-azuis ( Ortalis vetula ) é uma grande ave da família Cracidae que pertence ao gênero dos Ortalis.
Reproduz-se em ambientes tropicais e subtropicais, desde matagais de mezquital no Vale do Rio Grande , no extremo sul do Texas, Estados Unidos, até o extremo norte da Costa Rica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na América Central, esta espécie ocorre nas planícies do Pacífico de Chiapas , México ao norte da Nicarágua e como uma população separada na Costa Rica, onde seu alcance é separado por uma curta distância, como uma população disjunta .
Esta espécie frequenta florestas secas e úmidas , principalmente onde intercaladas com cerrado e cerrado .
Características do aracuã-de-asas-azuis
A aracuã-de-asas-azuis é um galiforme de tamanho médio, mais ou menos do tamanho de um faisão comum .
Mede 48–58 cm de comprimento e varia em peso de 468–794 g para machos e 439–707 g nas fêmeas os machos são em média maiores, mas por causa da sobreposição que não é diagnóstica de sexo, e na aparência eles são os mesmos.
É de pescoço comprido com uma pequena cabeça e mancha na garganta que se torna vermelho escuro em ambos os sexos durante a época de reprodução.
Os adultos têm cabeça e pescoço acinzentados com corpo e asas marrom-oliva opaco. O ventre é pálido a ocráceo e a cauda é enegrecida com brilho verde e ponta branca amarelada. A íris é marrom e o bico é preto; pele orbital e os pés são cinza fosco.
Habitat do aracuã-de-asas-azuis
A aracuã-de-asas-azuis ocupa uma ampla gama de habitats, incluindo floresta primária, floresta secundária, borda de floresta e floresta ribeirinha, arbusto espinhoso e matagal.
Também é encontrado em habitats modificados pelo homem, como pomares, parques e jardins suburbanos e plantações.
Ao contrário de outros cracídeos, é capaz de se adaptar ao cerrado que surge após o desmatamento da floresta tropical. Pode ser encontrado desde o nível do mar até 1.850 m.
Reprodução do aracuã-de-asas-azuis
O ninho é uma pequena plataforma de galhos construída em folhagem densa na metade das árvores. Três ovos são incubados por 30 dias.
Os jovens são capazes de escalar imediatamente após a eclosão e voar em uma semana; no entanto, eles não são independentes de seus pais até cerca de três semanas de idade.
Alimentação do aracuã-de-asas-azuis
O aracuã-de-asas-azuis alimenta-se de sementes, bagas, brotos e folhas no matagal em pequenos grupos de até cinco animais.
Estado de conservação do aracuã-de-asas-azuis
A caça da aracuã-de-asas-azuis é restrita à caça de subsistência, por exemplo, pelo povo maia no sul do México.A população de chachalacas da planície é de 500.000 a 5.000.000 ( Lista Vermelha da IUCN de 2006 ).
Não está ameaçado. No entanto, a subespécie da Ilha de Útila , O. v. deschauenseei , foi algumas vezes listada como extinta , mas pesquisas recentes confirmaram que ainda sobrevive.