Arapaçu-de-bico-comprido ( Nasica longirostris ) é um espécie de passeriforme da família Furnariidae , a única pertencente ao gênero Nasica .
É nativa da bacia amazônica em América do Sul.Anda aos pares ou sozinho, forrageando em ambientes semi-abertos, às margens de rios.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Lagos ou riachos, exceto pelo seu canto que não é muito visível; geralmente não se junta a bandos mistos. Frequentemente inspeciona bromélias e outras epífitas .
Características do arapaçu-de-bico-comprido
Mede entre 35 e 36 cm de comprimento e pesa entre 78 e 92 g. É um arapaçu inconfundível e espetacular, com o pescoço longo e fino, a cabeça pequena e o bico muito longo, quase reto, branco-marfim.
A coroa é enegrecida, finamente estriada de amarelo, exibindo uma estreita faixa pós-ocular branca; acima é marrom ruivo brilhante.
Garganta branca como a neve, marrom abaixo com listras brancas lanceoladas com bordas pretas nas laterais do pescoço e do peito. A aparência geral é esbelta, principalmente devido à longa cauda.
Habitat do arapaçu-de-bico-comprido
Esta espécie é considerada incomum em seus habitats naturais : estrato médio, sub-dossel e bordas de florestas úmidas , geralmente associadas à água em várzea e matas ciliares , mas também em terra firme , localmente até 500 metros de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se pela bacia amazônica e pelo rio Orinoco desde o leste da Colômbia e sul da Venezuela ao sul até o centro do Equador, norte central e leste do Peru.
Na Amazônia brasileira (leste ao centro de Roraima , Amapá e Maranhão , sul ao Mato Grosso e sul do Tocantins ) e norte da Bolívia ; aparentemente ausente do escudo da Guiana , com exceção da Guiana Francesa central e oriental .
Reprodução do arapaçu-de-bico-comprido
Não se tem informação confiáveis sobre a reprodução do arapaçu-de-bico-comprido.
Alimentação do arapaçu-de-bico-comprido
Sua dieta provavelmente consiste principalmente de artrópodes , mas também é conhecido por comer pequenos répteis e anfíbios .
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).