Arapaçu-de-bico-vermelho (Hylexetastes perrotii) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Hylexetastes.
A IUCN segue a taxonomia HBW e, portanto, não avaliou o arapaçu sensu stricto como uma espécie separada. Ele avaliou os arapaçus de bico vermelho e uniforme como sendo de menor preocupação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-de-bico-vermelho
O arapaçu-de-bico-vermelho é um dos maiores membros de sua subfamília. É encorpado, com cauda curta e bico curto e maciço. Tem 25 a 30 cm de comprimento, os machos pesam 112 a 137,5 g e as fêmeas 110 a 145 g, os sexos têm a mesma plumagem.
Os adultos têm cabeça, dorso e coberturas das asas de marrom esfumaçado a marrom-oliva, sua garupa, asas e cauda são ruivas brilhantes a castanhas avermelhadas, com pontas escuras nas primárias .
Eles têm tradições esbranquiçadase um “bigode” branco que se estende sob os olhos, a garganta é marrom-oliva com o centro mais claro, o peito é marrom acinzentado, o ventre é marrom-amarelado e a cobertura infracaudal é marrom com um tom avermelhado.
Sua íris é marrom, marrom avermelhada ou vermelha, seu bico varia de vermelho-vinho a acastanhado e suas pernas e pés são verdes ou verde-oliva com um pouco de marrom e cinza.
Os juvenis têm estrias fracas na coroa, são mais barrados e avermelhados na parte inferior do que os adultos, e têm olhos cinza-escuros e bico escuro a enegrecido.
Habitat do arapaçu-de-bico-vermelho
O arapaçu-de-bico-vermelho é encontrado no nordeste da Bacia Amazônica , desde o leste da Venezuela, a leste, através das Guianas , e no norte do Brasil, ao norte do rio Amazonas, entre o Rio Negro e o estado do Amapá, Habita principalmente floresta úmida de terra firme.
Também ocorre em mata de galeria , várzea , e floresta em solo arenoso, e no Suriname raramente em savana, Favorece o interior da floresta primária mas ocorre ocasionalmente nas suas bordas e em floresta secundária madura, É encontrado apenas em baixas altitudes.
Reprodução do arapaçu-de-bico-vermelho
Pouco se sabe sobre a biologia reprodutiva do arapaçu. No Brasil nidifica aparentemente entre junho e setembro e um pouco mais tarde nas Guianas.
Os poucos ninhos observados estavam em cavidades próximas ao topo dos tocos. O tamanho da ninhada não é conhecido, mas especula-se que seja um único ovo.
Alimentação do arapaçu-de-bico-vermelho
A dieta do arapaçu-de-bico-vermelho é composta principalmente por uma grande variedade de artrópodes e também inclui pequenos vertebrados, como sapos e cobras.
Canto do arapaçu-de-bico-vermelho
O arapaçu-de-bico-vermelho canta principalmente ao amanhecer e ao entardecer e ocasionalmente durante o dia. Sua canção é “uma série alta e retumbante de 2 a 6 assobios… quase dissilábica, a primeira parte mais longa e às vezes mais grave, a segunda parte mais alta e mais enfatizada”.
A música foi traduzida em palavras como ” kyuu-hee, kyuu-hee… ” e ” hoooooreet, hoooooreet, hoooreet, hooreet “. Sua variedade de chamados inclui ” screee-wip “, ” nnyeah “, ” nyip, nyeek, nyeek, weeweweweip ” e uma “série rosnada de notas cag , [e] grunhidos fracos whinh, whaih, whaih “.