Arapaçu-de-cerrado: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Arapaçu-de-cerrado ( Lepidocolaptes angustirostris ) é uma espécie de ave passeriforme da família Furnariidae , subfamília Dendrocolaptinae .
Pertencente ao numeroso gênero Lepidocolaptes . É nativa da América do Sul . Este arapaçu apresenta uma forte agressividade interespecífica quando associado a bandos mistos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-de-cerrado
O arapaçu-de-cerrado mede entre 18 e 22 cm de comprimento e pesa entre 23 e 37,5 g (o macho) e entre 21,5 e 33,5 g (a fêmea). Possui coroa preta com listras esbranquiçadas a amareladas. Apresenta uma marcada linha superciliar branca.
O dorso é marrom avermelhado ou canela. O peito e o abdome são brancos a esbranquiçados com leves matizes castanhos claros. O bico é longo, estreito e curvo, rosado a esbranquiçado.
Habitat do arapaçu-de-cerrado
Esta espécie é considerada bastante comum e amplamente disseminada em seus habitats naturais : matagais, matas esparsas , cerrado e chaco savanas e áreas agrícolas, até 2.300 m de altitude ou mais na Bolívia.
Distribuição geográfica
É amplamente distribuído do nordeste do Brasil para os Andes bolivianos e para o sul na maior parte do leste, centro-oeste e sudoeste do Brasil, Paraguai, para o centro-sul da Argentina e Uruguai; com populações isoladas ao longo do baixo rio Amazonas no nordeste do Brasil e no Suriname .
Reprodução do arapaçu-de-cerrado
O arapaçu-de-cerrado nidifica em cavidades naturais ou feitas por outras aves. A fêmea põe de dois a três ovos, chocados juntos pelo casal.
Alimentação do arapaçu-de-cerrado
Alimenta-se de artrópodes e pequenos vertebrados que captura sob a casca das árvores. Por vezes desce ao solo para apanhar formiga, captura lagartas em folhas de palmeira e as esfrega contra um galho ou tronco para remover seus pelos urticantes antes de devorá-lo.
Canto do arapaçu-de-cerrado
A canção do arapaçu-de-cerrado é uma série forte de notas claras e bem faladas, que podem acelerar e depois desaparecer, por exemplo ” peep, pee-pee-pipe-pipipipepe “, ou podem cair, ” pir, pir, pir, pir, piiir, bip ».