Arapaçu-de-coleira-dourada ( Iridophanes pulcherrimus ) é uma espécie incomum de ave Neotropical da família Thraupidae . É o único membro do gênero Iridophanes .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Pode ser encontrada na Colômbia , Equador e Peru . Seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de montanha e florestas secundárias altamente degradadas.
Características do arapaçu-de-coleira-dourada
A arapaçu-de-coleira-dourada é uma tangerina relativamente pequena com um bico longo e estreito. O macho é colorido com a parte superior preta interrompida por um colar dourado no pescoço, a parte inferior azul clara e uma faixa azul na asa.
A fêmea tem uma coloração muito mais modesta, com o rosto acinzentado, apenas um toque de amarelo dourado no colarinho, tonalidade azul ou verde nas asas e olhos vermelhos.
Habitat do arapaçu-de-coleira-dourada
O arapaçu-de-coleira-dourada é considerada rara em seus habitats naturais : o dossel e as bordas das florestas montanas e contrafortes, principalmente entre 900 e 1700 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se pela Colômbia (encosta oeste dos Andes ocidentais desde o vale do Cauca ) ao sul até o noroeste do Equador ( Carchi , Esmeraldas e Pichincha ).
Alimentação do arapaçu-de-coleira-dourada
O arapaçu-de-coleira-dourada alimenta-se de bagas de Miconia , amentilhos e néctar de Cecropia , insetos .
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).