Arapaçu-escamado-do-sul (Lepidocolaptes falcinellus) é uma ave passeriforme do sul do Brasil pertencente a família Dendrocolaptidae, também é conhecido com trepadeira.
Além disso, esta espécie também pode ser encontrada na Argentina e Paraguai, e ocorre nas florestas de altitude, incluindo araucárias, onde tipicamente forrageia na copa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-escamado-do-sul
O arapaçu-escamado-do-sul é uma ave que mede cerca de 17 entre 20 centímetros de comprimento e pesa entre 26 e 30 gramas, a sua coloração marrom-ferrugíneo no dorso e asas, cabeça e ventre barrados de marrom com branco e garganta esbranquiçada.
A ponta da cauda endurecida e envergada para dentro, esta ave tem no alto da cabeça e nuca escuro a negro, com pintas branco sujo, que vão se transformando em listras até o alto das costas.
Essas listras da cabeça e partes inferiores são de branco sujo a cor de couro, semelhante ao arapaçu-escamado, porém tem a coroa mais desbotada e menos vermelho na cauda.
Reprodução do arapaçu-escamado-do-sul
Não se sabe a época de reprodução do arapaçu, porém esta espécie nidifica em ocos de árvores que forra com lascas de casca.
O arapaçu-escamado-do-sul põe dois ovos e o período de incubação é de 15 a 16 dias e a emplumação ocorre 18 a 19 dias após a eclosão e ambos realizam cuidados e alimentação dos filhotes.
Habitat
O arapaçu-escamado-do-sul habita em matas de araucária, matas mesófilas e na Mata Atlântica até 2 000 m de altitude.
Alimentação
A ave se alimenta de insetos, larvas, aracnídeos e pequenos anfíbios.
Fotos do arapaçu-escamado-do-sul
Canto do arapaçu-escamado-do-sul
O canto do arapaçu-escamado-do-sul é alto e emite um chocalho um tanto arrastado, descrito como pit, eu-uu, pee-uuu ou peekku.
Distribuição geográfica
O arapaçu-escamado-do-sul é encontrado desde o nordeste do estado de São Paulo no sul do Brasil até Alto Paraná no sudeste do Paraguai, províncias de Misiones e Corrientes no nordeste da Argentina e extremo nordeste do Uruguai.