Arapaçu-galinha: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Arapaçu-galinha ( Dendrexetastes rufigula ) é uma espécie de ave passeriforme na família Furnariidae a única pertencente ao gênero Dendrexetastes .
É nativa do oeste e sul doBacia Amazônica e Escudo das Guianas na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-galinha
O Arapaçu-galinha mede entre 22,5 e 27 cm (centímetros) de comprimento. O macho pesa entre 64 e 74 g (gramas), e a fêmea entre 66 e 77 g.
É um arapaçu grande e bastante uniforme , que se distingue dos demais membros de sua subfamília por seu bico longo, grosso e esbranquiçado, e por sua área periocular nu cinza-claro azulada .
Pode apresentar, em maior ou menor densidade, escamas no dorso e no peito, conforme a subespécie .em questão.
No nordeste da América do Sul, principalmente marrom, mais marrom amarelado na garganta com um colar conspícuo de manchas brancas com bordas pretas na parte superior das costas e no peito; Cauda ruiva e penas de voo.
No oeste e sul da Amazônia , é menos visível, sem pontos brancos no dorso e no peito, apenas listras estreitas que podem ser difíceis de ver.
Habitat do arapaçu-galinha
O arapaçu-galinha é considerada incomum em seu habitat natural : o dossel , e especialmente as bordas de florestas tropicais e subtropicais e pântanos , também habita florestas secas e florestas altamente degradadas.
Vive em terra firme , várzea , transição e formações ribeirinhas ou em ilhas fluviais dominadas por cecropias , principalmente abaixo dos 500 m de altitude (metros acima do nível do mar).
Distribuição geográfica
Distribui-se do centro da Colômbia para o sul através do leste do Equador, leste do Peru, para o centro da Bolívia e para a Amazônia brasileira ao sul do rio Amazonas , e do extremo nordeste da Venezuela para o leste através da Guiana , Suriname , Guiana Francesa e extremo nordeste do Brasil .
Alimentação do arapaçu-galinha
Sobe ao longo de troncos e galhos grossos como outros arapaçus , mas também se movimenta por entre emaranhados de folhas secas e epífitas como arranha-folhas e até vasculha folhas de palmeiras em busca de insetos .
Canto do arapaçu-galinha
Seu canto é ouvido de longe (um dos primeiros ao amanhecer), uma série rápida de notas altas e conflitantes, subindo no início e rastejando no final; pode começar com um estrondo e sempre terminar com uma nota baixa e distinta de ” chiu ” ou ” trriu “.