Arapaçu-grande: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Arapaçu-grande (Dendrocolaptes platyrostris) é uma especie de ave da família do Furnariidae que pertence ao gênero dos Dendrocolaptes.
A IUCN avaliou o arapaçu do planalto como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição muito grande e, embora o tamanho da sua população não seja conhecido, acredita-se que seja estável. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-grande
O arapaçu-grande é um dos maiores membros de sua subfamília. É esbelto, com cauda longa e bico reto de comprimento médio. Tem 25 a 27 cm de comprimento e pesa 43 a 69 g (1,5 a 2,4 onças). Os sexos têm a mesma plumagem.
Os adultos da subespécie nomeada têm um rosto escuro com fortes listras amareladas e um supercílio fraco . Sua testa, coroa e nuca são pretas com fortes listras amareladas na coroa e na nuca. O dorso e a garupa são marrom-oliva com finas listras amareladas.
Suas asas, abrigos supracaudais e cauda são castanhos opacos, com pontas escuras nas primárias. Sua garganta é esbranquiçada com listras e manchas fracas. O peito é marrom-oliva com fortes listras amareladas esbranquiçadas.
Sua barriga, flancos e coberturas infracaudais são marrom-amareladas com finas barras pretas. Sua íris é marrom, seu bico é preto, às vezes com uma ponta mais pálida na mandíbula, e suas pernas e pés são de cinza esverdeado a preto.
Habitat do arapaçu-grande
O arapaçu-grande habita diversas paisagens arborizadas. A subespécie nomeada é encontrada principalmente em planícies úmidas e florestas montanhosas.
Arapaçu-grande ocorre em habitats mais secos, como matas decíduas, palmeirais e matas de galeria em caatinga e cerrado relativamente abertos. A espécie favorece o interior da floresta primária mas também ocorre nas suas bordas e em floresta secundária madura .
Reprodução do arapaçu-grande
A época de reprodução do arapaçu do planalto parece variar um pouco geograficamente, mas geralmente vai de outubro a janeiro. Geralmente nidifica em cavidades naturais às quais adiciona lascas de casca, mas também foi observado em caixas-ninho.
O tamanho da ninhada é de três ou quatro ovos. O período de incubação é de 14 a 16 dias e a emplumação ocorre 16 a 18 dias após a eclosão.
Alimentação do arapaçu-grande
A dieta do arapaçu-grande é composta principalmente de artrópodes , mas também inclui pequenos vertebrados, como sapos, e uma pequena quantidade de matéria vegetal.
Canto do arapaçu-grande
O arapaçu-grande canta principalmente ao amanhecer e ao anoitecer. A canção da subespécie indicada é uma série de “notas relativamente estridentes de ‘whik’, ‘semana’ ou ‘chree'” que desaparecem no final.
O do arapaçu-grande é “uma série mais curta de notas ‘yourit’ ou ‘urit'”. Ambas as subespécies fazem gritos que incluem “chocalhos, um grunhido ‘iii’ e outros grunhidos ‘parecidos com os de um esquilo'”.