O Arapaçu-marrom ( Dendrocolaptes hoffmannsi) é uma espécie de ave da subfamília Dendrocolaptinae, é encontrado no interior de floresta úmidas e floresta secundária, às vezes aventura-se nas bordas de floresta e regularmente segue formigas de correição.
Além disso, esta é uma ave endémica do Brasil, e os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arapaçu-marrom
O Arapaçu-marrom é uma espécie e ave que mede 28 centímetros, apresente o bico uniformemente preto na base e não rosado como o daquele e o píleo mais fortemente escamado.
A testa e a coroa são rufescentes que se tornam marrom-avermelhadas na nuca e nas costas; suas penas da coroa têm pontas pretas.
As asas e cauda são castanho-avermelhadas a castanho-avermelhadas. Sua garganta e partes inferiores são amareladas e opacas com um tom de azeitona; os últimos tornam-se mais ocráceos no ventre.
Seu peito tem estrias leucocitárias fracas. Sua barriga e flancos têm barras escuras estreitas e fracas.
Sua íris é cinza claro a marrom, seu bico cinza escuro a preto com uma mandíbula geralmente mais pálida e suas pernas e pés cinza.
Reprodução do arapaçu-marrom
O arapaçu-marrom se reproduz no final da estação seca e no início da estação chuvosa de setembro a novembro.
A espécie faz o ninho em uma cavidade em um tronco de árvore morta a cerca de 18 m acima do solo, e nada mais se sabe sobre a biologia reprodutiva da espécie.
Alimentação
A dieta do arapaçu-marrom não foi documentada, porém presume-se que seja composta principalmente por artrópodes, e muitas vezes segue enxames de formigas de correição.
Habitat
Esta espécie habita em florestas úmidas tanto de terra firme quanto de várzea e no interior de mata primária, mas também ocorre em suas bordas e em mata secundária madura.
Canto do arapaçu-marrom
O canto do arapaçu-marrom é uma série de notas ondulantes o som emitido é em forma de wutwutwut… como no intimamente relacionado arapaçu-meio-barrado, porém a distribuição geográfica de ambos não se sobrepõe.
O canto do arapaçu-marrom é principalmente ao amanhecer, embora provavelmente também ao entardecer.
Além disso, a sua música é um nível, rápido de wutwutwut….. com até cerca de 20 iterações. As suas vocalizações também incluem wh..kai…, kaihh-jeep e rosnado.
Distribuição Geográfica
O arapaçu-marrom é encontrado na Amazônia brasileira, ao sul do rio Amazonas, entre o rio Madeira e o rio Tapajós e ao sul atinge Rondônia e Mato Grosso.