Aves

Arapaçu-platino: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 18/04/2023
habitat do arapacu-platino

Arapaçu-platino ( Drymornis bridgesii ) é uma espécie de passeriforme da família Furnariidae , subfamília Dendrocolaptinae .

A única pertencente ao gênero Drymornis . É nativa do centro-sul da América do Sul .

arapacu-platino
arapacu-platino

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Este espetacular e inconfundível arapaçu-de-bico-longo é uma das aves emblemáticas da região do Chaco. Forrageiam solitários ou aos pares, por vezes acompanhando outras espécies de vários furnarídeos .

Características do arapaçu-platino

carcateristicas do arapacu-platino
carcateristicas do arapacu-platino

O arapaçu-platino mede entre 29 e 35 cm de comprimento e pesa entre 76 e 90 g (o macho) e entre 87 e 110 g (a fêmea). O bico possui maxila marrom-escura e mandíbula córnea clara com ápice marrom-escuro.

As pernas são castanho-escuras. A íris é marrom. A cabeça é castanha escura e o rosto e a nuca são castanhos claros. Possui duas linhas esbranquiçadas, uma acima e outra abaixo dos olhos.

O dorso é castanho claro com uma tonalidade acastanhada. A garganta é esbranquiçada, o peito e o abdômen são esbranquiçados com penas com bordas castanhas, lembrando estrias perceptíveis.

As asas, primárias marrom-escuras e secundárias castanhas. A cauda é castanha.

Habitat do arapaçu-platino

habitat do arapacu-platino
habitat do arapacu-platino

Esta espécie é bastante comum em seu habitat natural : as florestas, cerrados e savanas secas do Chaco e as montanhas , até 600 metros acima do nível do mar. Prefere as formações lenhosas e arbustivas de caranday ( Trithrinax ) e blackhead ( Acacia caven ).

Distribuição geográfica 

O arapaçu-platino distribui-se do sudeste da Bolívia , passando pelo oeste do Paraguai, Argentina (sul a leste de Neuquén e norte do Rio Negro , leste de Corrientes e Entre Ríos , raramente nordeste e sudoeste de Buenos Aires ), Uruguai e extremo sul do Brasil (sul do Rio Grande do Sul ).

Reprodução do arapaçu-platino

reproducao do arapacu-platino
reproducao do arapacu-platino

Nidifica entre os meses de setembro e dezembro. Constrói um ninho rudimentar exposto de baixa a média altura, em buracos de árvores ou ninhos abandonados de pica-pau ( Colaptes ).

Cobre a base com folhas e casca. São postos três ovos brancos e ovóides, medindo em média 32 x 25 mm. O período de incubação é de 14 a 16 dias. Os filhotes permanecem no ninho entre 16 a 21 dias; o casal alimenta os filhotes.

Alimentação do arapaçu-platino

Sua dieta consiste em todos os tipos de insetos , incluindo aracnídeos e também de pequenos anfíbios (sapos) e répteis(lagartos e cobras), ovos de répteis e aves e até filhotes de outras aves menores.

Canto do arapaçu-platino

canto do arapacu-platino
canto do arapacu-platino

A música do arapaçu-platino é uma série rápida de notas altas e estridentes que descem e terminam em um interlúdio. Por exemplo, ” chil..chil..chil..chil.. “, de onde derivam alguns nomes onomatopaicos na Argentina, como bil-bil , gil-gil ou ruiz .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/04/Canto-do-arapacu-platino.mp3?_=1

 

Sair da versão mobile