Arapaçu-rabudo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Arapaçu-rabudo (Deconychura longicauda) é uma espécie de ave passeriforme pertencente à subfamília Dendrocolaptinae da família Furnariidae .
É a única espécie do gênero monotípico Deconychura 8 , apesar de alguns autores afirmarem que se divide em mais de uma espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da América tropical ( Neotrópico ), de Honduras ao norte da Bolívia e Amazônia brasileira.
Características do arapaçu-rabudo
O arapaçu-rabudo mede entre 19 a 22 cm de comprimento e pesa entre 25 a 29 g , a subespécie típica menor mede entre 17 a 18 cm e pesa entre 19 a 26 g.
As partes superiores são marrons, com a cabeça manchada com pequenas listras amareladas e fusca. As t-shirts e a cauda são castanho-avermelhadas; as coberturas primárias e a alula são fusca.
Sua lista de cria e anel de olhoeles são fofos A garganta e o queixo são amarelo-claro e o peito é marrom-oliva escuro com grandes manchas amareladas.
O restante da região inferior é de cor marrom-oliva mais clara, com uma fina e escassa faixa amarelada. O forro das asas é camurça canela. A íris é avelã, a maxila enegrecida e a mandíbula cinza. As pernas são de chumbo.
Habitat do arapaçu-rabudo
Esta espécie é considerada rara e local no seu habitat natural : os níveis médios e baixos do interior das florestas húmidas , principalmente no continente , e também no sopé das serras e baixas montanhas, até 1700 metros acima do nível do mar .
Distribuição geográfica
As várias subespécies são distribuídas de forma desarticulada desde o nordeste de Honduras, através da Nicarágua, Costa Rica, Panamá, até o centro-norte da Colômbia; leste do Equador , sul através do norte e leste do Peru , norte da Bolívia , na Amazônia brasileira, e do sul da Colômbia a leste através da Venezuela, Guiana , Suriname , Guiana Francesa e norte do Brasil.
Reprodução do arapaçu-rabudo
Reproduz-se em abril. Eles constroem o ninho em um buraco fundo na extremidade superior de um tronco seco, a cerca de 9 m de altura , e colocam um forro grosso de folhas secas. A fêmea põe dois ou três ovos.
Alimentação do arapaçu-rabudo
O arapaçu-rabudo alimenta-se principalmente (se não exclusivamente) de insetos .
Canto do arapaçu-rabudo
As canções variam dramaticamente, um forte indicador de que se trata de mais de uma espécie e raramente são ouvidas. Na Amazônia, dá uma série fortemente descendente de oito a doze assobios, bem separados, claros e penetrantes.
No norte da América do Sul, dá uma série de timbre constante de seis a oito notas « chuuuuii »; nas colinas do Equador uma canção muito diferente, uma série de nove a quinze notas ” priiur “.