Arapapá (Cochlearius cochlearius) é uma ave da família das garças pertence ao gênero monotípico Cochlearius .
É o único membro do gênero Cochlearius e foi anteriormente colocado em uma família monotípica , a Cochleariidae. Vive em manguezais desde o sul do México até o Peru e Brasil .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma ave noturna e se reproduz semi- colonialmente em árvores de mangue , colocando de dois a quatro ovos branco-azulados em um ninho de galho.
Características da arapapá
A arapapá cresce até cerca de 54 cm (21 pol.) De comprimento. Os adultos são de cor cinza claro a branco, com abdômen castanho e flancos pretos.
O bico maciço, largo e em forma de concha, que dá origem ao nome desta espécie, é principalmente preto. Esta ave também é adornada com uma crista que se acredita ser usada na atração de parceiros, pois é maior nos machos.
Os sexos são semelhantes na aparência, sendo as principais diferenças que as fêmeas são ligeiramente menores, de aparência mais acinzentada e têm cristas mais curtas que os machos.
Filhotes recém-nascidos têm pele verde-amarelada, com suas partes superiores cobertas por penas cinzas. O bico superior é preto e as patas são verde-amareladas. Os juvenis são de cor mais escura do que os adultos e não possuem crista.
Reprodução da arapapá
as arapapá se reproduzem durante a estação chuvosa e foram registradas como produzindo duas ninhadas durante esse período, colocando sua primeira ninhada em fevereiro, no final da estação seca.
Seus tamanhos de ninhada variam de dois a quatro ovos, com mais ovos sendo postos durante o primeiro período de nidificação do que o segundo.
Eles geralmente nidificam em colônias, mas foram observados nidificando solitariamente. A perturbação humana pode levar a uma diminuição no sucesso reprodutivo, pois as garças tendem a evitar o contato humano e abandonarão os ninhos se necessário.
Habitat da arapapá
As arapapá variam do México ao Peru, Brasil e nordeste da Argentina. São aves não migratórias que tendem a viver em lagoas e estuários sazonais e nidificam em manguezais.
Alimentação da arapapá
As arapapá alimentam-se de pequenos mamíferos, anfíbios, anelídeos, moluscos, insetos, caranguejos, camarões como Penaeus e Macrobrachium , e pequenos peixes como Dormitator latifrons , uma espécie de goby dorminhoco.
Fotos da arapapá
Estado de conservação
A espécie possui uma grande área de distribuição e uma grande população, mas há falta de conhecimento sobre o desenvolvimento populacional.
Acredita-se que a população diminuirá em mais de 25 por cento no futuro, principalmente devido à perda de habitat. Apesar disso, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) ainda classifica a espécie como viável (LC).