Araponga-da-amazônia: características, reprodução, alimentação, hábitat e canto
A araponga-da-amazônia (Procnias albus) é uma ave passeriforme da família Cotingidae, conhecida também como gainambé.
Esta é uma espécie que pode ser encontrada em florestas nas Guianas, com uma população pequena na Venezuela e nos estados brasileiros Pará e Roraima, assim como em Trinidad e Tobago.
Assim também como as duas outros espécies do gênero Procnias, os machos têm apêndices carnudos, estruturas semelhantes à pele vermelha que fica pendurada na garganta do galos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e o seu canto.
Características da araponga-da-amazônia
O macho desta espécie pode medir cerca de 28,5 centímetros de comprimento e a fêmea 27,5 centímetros e pesa entre 210 e 215 gramas já a fêmea pesa entre 219 e 222 gramas.
O macho é inteiramente branco e possui um apêndice carnudo que se origina na base do bico e pende para baixo, geralmente preso ao lado direito do bico
O bico curto e largo, tarsos e patas são escuros, e a fêmea é verde-oliva na parte superior e amarelo pálido com uma fina faixa verde-oliva na parte inferior.
Além disso, ele apresenta uma vocalização muito marcante, bastante incomum para um pássaro, semelhante ao alarme de um robô, ao som de uma conexão de internet milenar, ou de um instrumento musical indiano, ouvido a grande distância.
Reprodução da araponga-da-amazônia
O macho atrai as fêmeas pelo canto, o ninho é em formato de tigela rasa, semelhantes ao dos pombos silvestres.
Mas é a fêmea que cuida de tudo da construção do ninho à criação dos filhotes, em geral põe um único ovo.
Além disso, o período de incubação é de 23 dias, os passarinhos deixam o ninho pela primeira vez com quase um mês de vida.
Alimentação
A araponga-da-amazônia se alimenta de frutos e ainda ele desempenha um importante papel na disseminação de sementes e eventualmente, alimenta-se de insetos.
Habitat
Esta espécie de ave habita em copas e bordas da floresta úmida e permanece imóvel por longos períodos.
Canto da araponga-da-amazônia
A araponga-da-amazônia é a ave mais barulhenta do mundo, o som é tão alto que entrou no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior entre os pássaros, em 2019.
Além disso, o seu canto conquistador não é só mais alto que uma turbina de avião a jato, como também é muito mais intenso que outros sons já considerados ensurdecedores segundo pesquisadores.
A araponga-da-amazônia canta de duas notas, o mais alto que a turbina de um avião a jato, o canto chega a medir 125 decibéis, enquanto a turbina de um avião mede 110 decibéis.
Conservação da espécie
Embora a araponga-da-amazônia seja incomum, sua população geral é estimada em grande.
A população pode diminuir um pouco devido ao desmatamento, mas não rápido o suficiente para ser considerada ameaçada, então a IUCN classificou seu status de conservação como Pouco preocupante.
Distribuição geográfica
A araponga-da-amazônia pode ser encontrada no Pará (Serra dos Carajás e Estação Ecológica do Jari) e Amazonas (baixo Rio Negro), nas Guianas e Venezuela.