A araponga do nicarágua (Procnias tricarunculatus) é uma ave migratória da família Cotingidae conhecida também como sino de três watts.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave do centro-americana é abundante na Costa Rica, em Honduras, na Nicarágua e no Panamá.
Características da araponga do nicarágua
A araponga do nicarágua é uma ave bastante grande, a forma rechonchuda, a cabeça pequena e arredondada e o rosto simples ajudam na identificação.
Esta ave possui o corpo ruivo escuro, cabeça e peito de um branco brilhante, com três barbilhões nus pendurados no bico.
Os sexos são muito diferentes na aparência, isso porque o macho tem cabeça e garganta brancas e a plumagem restante é castanha e a base do bico pendem três barbelas compridas, finas e pretas que ele usa em exibição.
Com relação a fêmea tem plumagem verde-oliva com plumagem amarelada na parte inferior e uma área de ventilação amarela.
Reprodução da araponga do nicarágua
A araponga do nicarágua se reproduz nas terras altas e migram para as terras baixas após a época de reprodução.
As terras baixas que eles preferem são adequadas para o cultivo e não são protegidas pela lei da Costa Rica.
As terras altas mais protegidas consistem em florestas de pinheiros e caducifólias, florestas tropicais e bordas de florestas arbustivas.
Alimentação
Esta espécie é completamente frugívora, e se alimenta principalmente dos frutos das árvores da família Lauraceae, da qual o abacate faz parte.
Importância econômica para os seres humanos
A araponga do nicarágua é muito importante para a sobrevivência da árvore Lauraceae, o pássaro de fato, foi chamado por Daniel Wenny de longe o mais eficaz dispersor de sementes de Lauraceae .
Enquanto come, o pássaro voa entre seus poleiros favoritos e espalha as sementes pelo chão da floresta, longe da árvore-mãe.
Coincidentemente, seus poleiros costumam ser galhos quebrados, permitindo que a luz do sol alcance as sementes e aumentando as chances de crescimento, esta relação é particularmente importante para a saúde geral das florestas na Costa Rica.
Comportamento
Na verdade, eles são descobertos principalmente por seu apelo distinto. Eles chamam do dossel alto, o que é muito difícil de ver da perspectiva dos moradores do solo.
A ave se inclina para a frente e abre tanto a boca que o bico inferior praticamente toca seu peito. O som que faz se assemelha a um bonk em vez de um sino, como sugere o nome comum Bellbird.
Foi observado que, quando um intruso pousa no mesmo galho, o primeiro pássaro o leva até a beirada do poleiro, agacha-se e guincha tão alto que o intruso geralmente é derrubado do galho.
O canto do macho araponga do nicarágua é provavelmente o canto mais alto do mundo das aves e pode ser ouvido a até 800 metros de distância
Canto da araponga do nicarágua
A araponga do nicarágua geralmente pousa de forma visível ao cantar; as notas longínquas semelhantes a sinos e os estranhos ruídos metálicos alienígenas são adições fascinantes à cacofonia da floresta.
Ameaças
Na verdade, esta ave está altamente ameaçada, em parte devido à caça e, mais importante, ao desmatamento.
Mesmo na Costa Rica, que possui um sistema bem desenvolvido de parques nacionais e reservas biológicas, quase metade das florestas do país foi desmatada desde a década de 1940.
Fotos da araponga do nicarágua
Habitat
A araponga do nicarágua habita em florestas, geralmente no dossel.
Distribuição geografica
As arapongas do nicarágua são encontrados do leste de Honduras ao oeste do Panamá.