Araponga-do-nordeste (Procnias averano) é uma ave passeriforme da família Cotingidae, conhecida como ferreiro e guiraponga.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave pode ser encontrada na Bahia, Maranhão, Piauí, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
Esta é uma ave famosa pelo canto alto e aparência distinta, essa grande araponga é uma das espécies ícone do norte da América do Sul.
Subespécies
A araponga-do-nordeste possui duas subespécies reconhecidas:
– Procnias averano averano: ocorre no Nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão e Piauí até o estado de Pernambuco, Alagoas e no leste do Pará;
– Procnias averano carnobarba: ocorre do Nordeste da Colômbia até o Norte da Venezuela, no Oeste da Guiana e na região adjacente do Brasil e pode ser encontrado também na ilha de Trinidad, é extremamente similar a subespécie averano, mas a plumagem do macho é acinzentada, ao invés de branca, como na subespécie nominal.
Características da araponga-do-nordeste
O macho araponga-do-nordeste mede 28 centímetros de comprimento e a fêmea mede 26,5 centímetros e pesa entre 125 e 178 gramas.
Além disso, o macho é branco-acinzentado, com a cabeça marrom e as asas pretas, apresentando uma série de longas peles pendentes na região da garganta, onde não há penas e a fêmea é olivácea, com o alto da cabeça verde-opaco, sem as peles na garganta.
Com relação a sua vocalização é estridente que ela emite, é como se alguém estivesse batendo numa bigorna.
Reprodução da araponga-do-nordeste
A araponga-do-nordeste bota em média 2 ovos na cor de ferrugem e 0o seu ninho é feito na forquilha dos galhos, os filhotes nascem após 18 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente frutos, insetos e larvas, a partir do mês de novembro, no início das chuvas, alimenta-se do fruto da bacaba, período em que é facilmente avistada e ouvida.
Habitat
Habita na copa e nas bordas de florestas úmidas e capoeiras.
Canto da araponga-do-nordeste
O canto da araponga-do-nordeste é estridente e emite um som de bonk é como se alguém estivesse batendo numa bigorna, é notavelmente alto e longínquo
Lenda da araponga-do-nordeste
Há relatos de uma lenda entre os índios, onde a araponga venceu a onça num duelo de vozes, o rugido da onça espantou toda a selva, mas a voz da araponga assustou a onça e a fez cair da árvore.
Fotos da araponga-do-nordeste
Distribuição geográfica
A araponga-do-nordeste esta presente em Roraima, Maranhão e Piauí para leste até Pernambuco, Alagoas, na Colômbia, Venezuela e Guiana.
Ela também se encontra ameaçada de extinção nos estados mais ao sul da Região Nordeste.