Arara-azul-de-lear: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma ave da família Psittacidae e do gênero Anodorhynchus, e sua área de ocorrência foi descoberta em 1978 pelo ornitólogo Helmut Sick
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a arara-azul-de-lear é uma espécie ameaçada devido ao tráfico de animais e à destruição de seu habitat, além de possuir uma população pequena, estimada em torno de 1200 indivíduos.
Características da arara-azul-de-lear
A arara-azul-de-lear é uma espécie de arara de porte médio e medem entre 70 e 75 centímetros.
É muito semelhante em tamanho e cor à arara-azul-pequena, sendo as principais diferenças entre as espécies a plumagem do dorso, que é azul claro e esverdeado.
Esta espécie também possui tons de cinza na cabeça e pescoço e as asas e a cauda também são azul cobalto, enquanto a barriga é um azul mais claro.
A arara-azul-de-lear tem um grande bico preto e o anel perioftálmico é amarelo claro, e na base do maxilar inferior há uma área calva de formato triangular e cor amarelo claro.
Reprodução da arara-azul-de-lear
A arara-azul-de-lear atinge a maturidade aos 3 anos e sua época reprodutiva é entre novembro e março.
Além disso, os ninhos são feitos em paredes de desfiladeiros, e as ninhadas costumam ter cerca de 2 ovos.
Alimentação
Esta espécie de arara se alimenta preferencialmente dos frutos da palmeira mas também consome frutos da braúna e frutos de cactos.
Hábitos
A arara-azul-de-lear habitat na caatinga arbórea do nordeste da Bahia.
As aves deixam seus locais de descanso ao amanhecer e seguem para os postos de alimentação distribuídos nos municípios de Paulo Afonso, Santa Brígida, Euclides da Cunha, Monte Santo, Sento Sé e Campo Formoso.
Esses desvios podem significar mais de 60 km para os animais chegarem ao alimento.
No final da tarde, bandos podem ser vistos chegando de diferentes direções, vocalizando e voando por cima do muro até se acomodarem nele para dormir.
Canto da arara-azul-de-lear
Canto da arara-azul-de-lear emite um som alto de gree-ah e um ara-ara…trrahra.
Status de conservação da espécie
A arara-azul-de-lear é vulnerável (VU) de acordo com a IUCN, e quase ameaçada (NT) de acordo com MMA (2018).
Fotos da arara-azul-de-lear
Distribuição geográfica
A espécie é endêmica do estado da Bahia, onde é encontrada em duas colônias, Toca Velha em Canudos e Serra Branca, sul do Raso da Catarina.
Sua distribuição limita-se ao nordeste do estado e encontra-se nos municípios de Canudos, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Uauá, Jeremoabo, Sento Sé e Campo Formoso.