Arara vermelha (Ara chloropterus) é um pássaro da família Psittacidae conhecido popularmente de arara-vermelha-grande.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta espécie de arara é nativa das florestas do Panamá, Brasil, Paraguai e Argentina.
E a sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos. Por esta razão, ela se torna um pássaro popular entre criadores iniciantes, e não é incomum para alguém começar sua jornada de criação de aves de estimação com uma arara vermelha.
A principal diferença, no entanto, está na face – as araras vermelhas possuem o rosto nu, e a arara-de-asa-verde tem pequenas linhas vermelhas de penas circulando os olhos e outras poucas partes do rosto.
Ambos os pássaros têm um bico de cor semelhante e uma mandíbula inferior preta.
Características da arara vermelha
As araras vermelhas estão entre as maiores araras do mundo, o corpo das araras vermelhas do bico à cauda pode ser tão longo quanto 85 centímetros.
Esta bela arara tem uma face branca e quase sem plumas, com plumagem vermelha brilhante que cobre a maior parte do seu corpo, asas e cauda longa.
Penas azuis e amarelas brilhantes também adornam as asas inferiores.
O bico forte do pássaro é adaptado para quebrar nozes duras encontradas na floresta tropical.
Habitat
A arara vermelha pode ser encontrada do sul do México ao Peru, assim como da Bolívia, do leste do Brasil e da ilha de Trinidad.
Elas preferem gastar seu tempo em árvores altas e decíduas em florestas e rios próximos, geralmente em grupos grandes e barulhentos.
As araras vermelhas também acasalam por toda a vida, aninhando-se de janeiro a abril nos buracos das copas das árvores mortas.
Os adultos acasalados depositam até dois ovos por ano e preparam-se uns aos outros e aos seus descendentes durante horas, limpando os insetos das suas penas.
Ameaças
As principais ameaças às araras vermelhas são a perda de habitat da destruição da floresta tropical e a exploração pesada para o comércio de animais de estimação.
Na Costa Rica, essas aves, que são freqüentemente roubadas de seus ninhos, podem ser vendidas no mercado negro por US $ 200.
Nos Estados Unidos, os filhotes contrabandeados para o país podem ser vendidos por até US $ 4.000.
Como os turistas ganham quase US $ 14 mil por ano para ver pássaros como a arara vermelha na natureza
Os biólogos esperam que os governos locais dediquem mais atenção à proteção dessas magníficas aves.
Canto da arara vermelha
Alimentação da arara vermelha
A arara vermelha se alimenta de nozes, folhas, frutos e sementes, isso porque o seu bico forte é perfeito para quebrar nozes e sementes.
Curiosamente, esta espécie de araras podem comer frutas tóxicas o suficiente para matar outros animais.
Isso acontece porque elas também comem grandes quantidades de argila, que ajudam a neutralizar os venenos de plantas.
Como todas as aves, a arara vermelha vai prosperar em um ambiente grande e sofrerá em uma gaiola inadequada para seu tamanho.
Esta ave é conhecida por automutilação quando confinada e não se dá bem com um dono que não planeja permitir tempo suficiente fora da gaiola.
Balanços e brinquedos grandes também são obrigatórios, porque ela é um pássaro ativo que gosta de brincar e mastigar.
Comportamento
A arara vermelha é um pássaro “atrevido”, cheio de energia e personalidade, é altamente inteligente e é um artista de escape capaz.
Tem gostos e desgostos distintos e pode se tornar um “pássaro de uma só pessoa” se não for tomado cuidado para treinar a ave de outra forma.
O bico é formidável e pode bicar, por isso não é um pássaro para crianças. Mesmo o mais tímido desses pássaros pode ser “esperto” para conseguir o que quer – não é um companheiro para indivíduos mansos ou temerosos.
Este é um pássaro facilmente treinável e pode ser ensinado “truques” complicados se feito com cuidado e paciência.
Canto da arara vermelha
Alinhamento da arara vermelha
Como a maioria das araras, as araras vermelhas fêmeas depositam de 2 a 4 ovos brancos em uma cavidade de árvore.
Os filhotes nascem após 24 a 25 dias, eles ficam juntos por cerca de 105 dias e depois deixam seus pais.
Condições de saúde
Como outras araras, as araras vermelhas são propensas à auto-mutilação / arrancamento de penas, e distúrbios nutricionais, e uma variedade de doenças, incluindo Síndrome do Desgaste da Arara, bem como bicos crescidos demais.
Uma dieta nutricionalmente equilibrada e exames regulares de saúde veterinária podem ajudar a manter sua arara vermelha saudável e próspera.
Fotos da arara vermelha
Curiosidade da arara vermelha
- Alguns cientistas acreditam que as araras vermelhas não são subespécies verdadeiras, mas a palavra final ainda não foi publicada, embora muitos cientistas mantenham rigorosamente as distintas classificações.
- Se não for dada a oportunidade de mastigar, ficará bastante infeliz e poderá mastigar suas penas.
- A arara vive em pequenos grupos na natureza, e uma arara vermelha em uma casa pode ficar solitária se não interagir regularmente.
- Este não é um pássaro para alguém que não está muito em casa, ou alguém que não entende os meandros e responsabilidades da manutenção das aves. Este é um pássaro inteligente e sensível que pode facilmente tornar-se entediado e infeliz, levando a fazer ruídos excessivos e arrancar suas penas.
- O desmatamento é a principal ameaça às araras vermelhas, devido à destruição da floresta tropical, que é a sua casa.
- Eles também estão sendo caçados e capturados por humanos. Esforços foram feitos para ajudar essas belas aves.