A araracanga ( Ara macao) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae, conhecido como arara-vermelha, arara-vermelha-pequena, arara-macau e arara-boliviana (Rondônia).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave foi desenhada como enfeite no primeiro mapa do Brasil, confeccionado em 1502.
A araracanga não é considerada como sendo ameaçada embora, tenha desaparecido de lugares onde antes era comum, sendo a terceira maior representante do gênero Ara, que reúne araras e maracanãs.
Subespécies
A araracanga possui duas subespécies reconhecidas:
– Ara macao macao: ocorre da Costa Rica até a Colômbia, Nas Guianas, no Brasil, no Peru e na Bolívia;
– Ara macao cyanopterus: ocorre do Sudeste do México até a Nicarágua.
Características do araracanga
A araracanga é uma ave que mede cerca de 89 centímetros de comprimento, de tamanho grande.
Notável pela cor escarlate, asas tricolores (vermelho, amarelo no meio e azul intenso nos extremos), garupa e base da cauda azul. Com um rosto nu, creme e sem penas.
Reprodução da araracanga
A araracanga é uma ave nidifica durante o período seco, entre dezembro e março em ocos de árvores entre 10 e 25 m de altura com madeira relativamente macia ou em áreas escarpadas.
Alimentação
Esta ave se alimenta de frutos grandes, folhas, larvas, flores, brotos e néctar.
Habitat
A araracanga habita a copa de florestas úmidas, florestas de galeria, margens de rios e clareiras com árvores altas, até 500 m de altitude, vive em grupos, podendo misturar-se a bandos de outras araras.
Canto do araracanga
O canto do araracanga emitem um característico grito forte e rouco, como um RRAAAAH, e são capazes de articular sons imitando palavras humanas ou vozes de outros animais.
Distribuição geográfica
A araracanga é encontrado no Amazônia brasileira, do sul do México até o Panamá, norte da Colômbia, e leste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, até o leste da Bolívia.