Ararinha-de-testa-vermelha: origem, características, reprodução, habitat e alimentação
Ararinha-de-testa-vermelha (Ara rubrogenys) é uma ave da família Psittacidae também conhecida como jandaia-mineira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a ararinha-de-testa-vermelha é uma espécie de ave da família das araras, possui plumagem verde, testa vermelha, cauda verde com penas azuladas, bico cinza-escuro, olhos laranjas e patas cinza-escuras.
Esta espécie de arara ocorre somente na Bolívia, e corre risco de extinção.
A ararinha-de-testa-vermelha é conhecida por sua incrível variedade de cores e hábitos estranhos. Por isso, essas maravilhas presentes na natureza adornam os diversos continentes do planeta e possuem um carisma incrível.
Essas aves são muito sociáveis e longevas, infelizmente estão criticamente ameaçadas na natureza devido às práticas de alguns agricultores.
Origem
A ararinha-de-testa-vermelha é nativa de uma pequena área montanhosa do centro-sul da Bolívia situado a cerca de 200 km a oeste de Santa Cruz, no departamento de mesmo nome, onde o clima é de altitude meio semi-deserto.
Características da ararinha-de-testa-vermelha
A ararinha-de-testa-vermelha é espécie de arara é muito conhecida pela sua exuberância com cores bem marcantes que saltam aos olhos, dessa maneira são multicoloridas como todas as aves do seu gênero e as principais características de sua aparência.
Sua coloração predominância da cor verde, com marcas em laranja e vermelho na testa e na orelha, penas azuis nas pontas das asas e cauda, bico e patas em cinza com olhos laranja.
Reprodução da ararinha-de-testa-vermelha
Na natureza, a ararinha-de-testa-vermelha está criticamente ameaçada, mas em cativeiro teve sucesso reprodutivo.
Como tal, eles estão se tornando cada vez mais animais de estimação e disponíveis para adoção, na natureza, esses animais geralmente colocam e nidificam seus ovos em fendas ou troncos escondidos.
A fêmea põe em média 2 ou 3 ovos duas vezes por ano e nesta fase defende a entrada do ninho juntamente com o macho.
Habitat
Esta espécie é bastante adaptável a qualquer clima ou região se tiver os devidos cuidados, assim como qualquer ave, entretanto, ela é nativa da de uma pequena área de altas altitudes na região do centro-sul da Bolívia.
Portanto, o local onde essas espécies podem ser encontradas fica a 200 km do departamento da cidade de Santa Cruz, este habitat da espécie possui um clima semiárido com estações bem definidas e pouca pluviosidade.
Alimentação
Esta ave se alimenta de sementes, milho, frutos de cactos e frutas silvestres
Curiosidades sobre a ararinha-de-testa-vermelha
Essas aves geralmente vocalizam quando há perigo para avisar seus companheiros e seu bando quando introduzidos.
Como esses animais às vezes vivem em grandes rebanhos, embora sejam monogâmicos. Além disso, quando são mais jovens, as araras desta espécie têm um canto mais suave, mas muito alto.
É por isso que eles vocalizam por muito tempo quando os predadores estão perto do ninho.
Esta é uma espécie que não apresenta o que é conhecido como dimorfismo sexual, o que significa que eles não podem ser distinguidos externamente.
Em muitos casos fica claro que a fêmea é menor que o macho, mas há casos em que não é assim.