Aratinga-de-testa-azul: espécies, características, habitat, reprodução, alimentação e canto
A aratinga-de-testa-azul ( Psittacara acuticaudatus) é uma espécie de periquito da família Psittacidae, conhecido também como periquitão-de-testa-azul.
Além disso, esta espécie não é considerada como ameaçada, ele é comum em cativeiro, exportada legalmente pela Argentina, já a subespécie da Ilha Margarita (Venezuela) é considerada Criticamente Em Perigo (CR).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie habita áreas secas com cactos, arbustos e cerrado, e geralmente visto em pequenos grupos, pode voar grandes distâncias entre o dormitório e áreas de alimentação.
Subespécies
A aratinga-de-testa-azul possui cinco subespécies:
– Psittacara acuticaudatus acuticaudatus: encontrado do Leste da Bolívia até o Paraguai, no Centro-Oeste do Brasil, Oeste do Uruguai e no Norte da Argentina;
– Psittacara acuticaudatus haemorrhous: encontrado no interior do Nordeste do Brasil.
– Psittacara acuticaudatus neoxenus: encontrada na Ilha Margarita, na costa da Venezuela;
– Psittacara acuticaudatus koenigi: encontrado no Nordeste da Colômbia e Norte da Venezuela;
– Psittacara acuticaudatus neumanni: encontrado no Leste da Bolívia, na região de Cochabamba, Santa Cruz, Chuquisaca, e provavelmente na região de Tarija;
Características da aratinga-de-testa-azul
A aratinga-de-testa-azul é uma espécie que mede de 34 a 38 cm de corpo alongado, e rabo longo e graduado, igual a todas as Aratinga.
Distingue-se pelo azul da testa estendendo-se até à coroa e bochechas, asas inferiores amarelo-esverdeadas e cauda com penas médias avermelhadas. A subespécie P.a. koenigi é menor e tem uma cauda vermelho-acastanhada.
Reprodução da aratinga-de-testa-azul
Esta espécie nidifica em cavidades de árvores, localizadas entre 1 e 6 m de altura, dependendo da disponibilidade.
Alimentação
A aratinga-de-testa-azul se alimenta-se de frutinhas, brotos, peciolos, flores, etc.
Habitat
Habita mata e sapal seco alternando com mata ciliar e vegetação de dunas até 2650 m, ele vive em pares ou em bandos dispersos, mas quando forrageando e empoleirando-se pode formar grandes bandos.
Canto da aratinga-de-testa-azul
A aratinga-de-testa-azul são muito barulhentos e vocalizam muito, principalmente quando voam.
Fotos da aratinga-de-testa-azul
Distribuição geográfica
A aratinga-de-testa-azul pode ser encontrado no Norte de Colômbia, norte da Venezuela (inclusive Ilha Margarita), nordeste e sudeste do Brasil e Leste da Bolívia, Paraguai, centro-oeste do Brasil até o norte da Argentina.