Ariramba-castanha ( Galbalcyrhynchus purusianus ) é especie e ave da família dos Galbulidae que pertence ao gênero dos Galbalcyrhynchus.
A espécie está distribuída na bacia amazônica – no oeste do Brasil, no norte da Bolívia e no leste do Peru. Seu habitat são pântanos tropicais e subtropicais e florestas secundárias.
Ave pequena, com até 20 cm de comprimento, cuja plumagem é marrom-avermelhada. A cabeça, as asas e a cauda são mais escuras que o resto do corpo. O bico é longo, forte, rosa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da ariramba-castanha
O ariramba-castanha tem 20 cm de comprimento e pesa 50 g (1,8 onças). É mais robusto do que muitos jacamars e tem um bico mais robusto.
É quase inteiramente castanho, com testa, coroa, asas e cauda de bronze escuro. O juvenil é mais pálido e seu bico é mais curto.
Habitat da ariramba-castanha
O ariramba-castanha é encontrado na parte superior da Bacia Amazônica do leste do Peru, oeste do Brasil e norte da Bolívia.
Nessa região úmida, habita matas de terra firme e várzea , tanto primárias quanto secundárias . Prefere bordas como ao longo de cursos d’água e lagos marginais.
Reprodução da ariramba-castanha
O ariramba-castanha foi documentado escavando cavidades em ninhos de cupins no alto de árvores no Brasil e no Peru.
Aparentemente, é um criador cooperativo, já que a cavidade do Peru foi escavada por seis indivíduos e grupos de até seis indivíduos foram observados cantando juntos.
Alimentação da ariramba-castanha
O ariramba-castanha ataca insetos, com Hymenoptera (abelhas e vespas) e Isoptera (cupins) favorecidos. Ele se empoleira na altura média a superior do dossel, sozinho ou em pequenos grupos, e sai para capturar suas presas.
Canto da ariramba-castanha
As vocalizações do ariramba-castanha são essencialmente idênticas às do jacamar-de-orelha-branca. A música é um trinado crescente e as chamadas “uma série de assobios altos de ‘peeeur’ e um ‘xixi’ agudo” .