O arrabio (Anas acuta) é uma espécie de pato migratório que pertence a família Anatidae, conhecido também como marreca-arrebio, pato-arrebio.
Além disso, ela esta presente no hemisfério norte, mas que por vezes pode ser encontrada na América do Sul, em Portugal é conhecida pelo nome de arrabio.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arrabio
O arrabio é um pato de grande porte, medindo de 60 a 70 cm de comprimento, o pescoço desta ave é comprido, bico pequeno e estreito, uma cabeça pequena de cor castanho-chocolate, com uma longa lista branca, que se estende do pescoço até ao ventre.
Com relação a fêmea, é semelhante à de outros patos de superfície, apresenta pormenores e a cauda mais comprida e pontiaguda, o bico cinzento-escuro, curto e estreito, e a sua plumagem castanha finamente desenhada.
Reprodução do arrabio
Esta espécie se reproduz nas margens ribeirinhas de lagoas, albufeiras e rios, durante a primavera realizando uma postura.
Além disso, o ninho é uma pequena cavidade no solo, entre a vegetação rasteira, revestida de pastos e penas, e a ninhada é composta por 7 a 9 ovos, cuja incubação dura 21 a 23 dias.
As crias adquirem a capacidade de sair do ninho pouco tempo após o nascimento porém, os primeiros voos são só ao fim de 7 a 8 semanas.
Alimentação
O arrabio se alimenta de vegetação aquática e de insetos ou outros pequenos animais.
Habitat
O habitat desta ave é bastante variado dependendo da época do ano, podendo-se se encontrado em charcos de terras altas, pântanos de terras baixas, poças e lagoas como também em estuários abrigados, terras inundadas e lagos próximos.
Fotos do arrabio
Distribuição geográfica
O arrabio pode ser encontrado no Hemisfério Norte, no Arquipélago de Fernando de Noronha, possivelmente oriundos da costa africana e também no Rio de Janeiro.