Arredio-pálido ( Cranioleuca pallida) é uma ave passeriforme endémica do Brasil que pertence a família Furnariidae, popularmente conhecido como joão-de-pau e joão-pálido.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada em regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude, apesar de sua população estar em declínio, seu estado de conservação é considerado pouco preocupante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do arredio-pálido
O arredio-pálido tem cerca de 13,5 cm de comprimento, ao contrário de alguns membros do gênero Cranioleuca, a cauda do arredio-pálido é curta e mais rígida, não servindo para apoiar-se, tem vértice vermelho e é pardo quando jovem.
Reprodução do arredio-pálido
O ninho do arredio-pálido é construído sobre árvores, entre plantas epífitas, é uma bola de material macio, como barba-de-velho liquens e musgos.
Alimentação
Esta ave se alimenta consiste de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes, moluscos, etc. e costuma caçar em bandos mistos, procurando alimento entre as folhas e ramos.
Habitat
Arredio-pálido habita nas copas na orla da mata, de asa redonda e mole, levanta voo apenas em último recurso, dirigindo-se a pouca altura, para a brenha mais próxima
Canto do arredio-pálido
O canto do arredio-pálido é trinado rápido e agudo e emite um chamado em som de tíssi-sick… tzíssik….e o assobio psrrrrr…. psi-psi-psi… repetido continuamente.
Distribuição geográfica
O arredio-pálido endêmica do Brasil, E pode ser encontrado nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.