Asa-de-telha-escuro (Agelaioides badius) é uma espécie de passeriforme da família Icteridae típica da América do Sul .
Agora é classificado no gênero Agelaioides , mas tradicionalmente foi colocado no gênero Molothrus .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É encontrado na metade norte da Argentina , Bolívia , Uruguai , sul do Paraguai e centro do Brasil . , com registros, possivelmente resultado de fugas de pássaros em gaiolas, no centro do Chile .
Características do asa-de-telha-escuro
O Asa-de-telha-escuro tem um comprimento total de aproximadamente 18 cm. Em geral, é marrom acinzentado com asas pretas e avermelhadas contrastantes.
É uma ave social e costuma reunir-se em pequenos grupos. Ao contrário do tordo “verdadeiro” do gênero Molothrus , esta espécie não parasita ninhos .
Em contraste, o sabiá-de-bico-curto parasita os ninhos do sabiá-músico e enquanto o sabiá-de-bico-curto adulto é geralmente enegrecido, o sabiá-de-bico-curto jovem se assemelha muito ao sabiá-músico.
Reprodução do asa-de-telha-escuro
O asa-de-telha-escuro não é um parasita como os membros do gênero Molothrus . Ele próprio é frequentemente parasitado pelo grito do Cowbird , do qual é o hospedeiro preferido.
Quase 100% dos ninhos do Melro-do-mato são parasitados, muitas vezes com mais de um ovo, pelo Vacureiro-grande.
Habitat do asa-de-telha-escuro
O asa-de-telha-escuro é encontrado na metade norte da Argentina , Uruguai , centro e leste da Bolívia , centro e oeste do Paraguai e extremo sul do Brasil .
Esta espécie não migra e é muito sedentária, viajando muito pouco desde o seu local de nascimento. O melro-preto habita bordas de matas e matas abertas xéricas , principalmente onde se encontram árvores espinhosas.
Alimentação do asa-de-telha-escuro
Os principais elementos da dieta dos asa-de-telha-escuro são lagartas, gafanhotos, louva-a-deus