Asa-de-telha-pálido ( Agelaioides fringillarius ) é uma especie de ave da família dos Icterídeos que pertence ao gênero dos Agelaioides.
Em 1937, o naturalista e ornitólogo austríaco Carl Edouard Hellmayr considerou a espécie uma subespécie de Agelaioides badius. Ele permaneceu nesta posição por várias décadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do asa-de-telha-pálido
O asa-de-telha-pálido tem a ponta da cauda com cerca de 18 cm. Difere das demais espécies do gênero ( A. badius ) porque a cor geral acastanhada da plumagem apresenta pouca tonalidade acinzentada.
Sendo antes mais canela, por isso contrasta menos com o ruivo das secundárias e primárias do at. Acima apresenta leve tom oliva, enquanto ventralmente é mais claro.
A área enegrecida ao redor do bico estende-se mais abaixo da região pós-ocular. O bico e as pernas são pretos ou enegrecidos.
Habitat do asa-de-telha-pálido
Asa-de-telha-pálido é uma espécie endêmica do bioma Caatinga, vivendo em ambientes semiabertos dominados por matas e florestas, podendo eventualmente ser encontrada também em setores marginais do Cerrado . É bastante comum, considerado de menor preocupação.
Distribuição geográfica
Esta espécie é um endemismo do Nordeste do Brasil , nos estados de: Minas Gerais, Paraíba, Alagoas, Río Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahía, etc
Reprodução do asa-de-telha-pálido
Eles vivem em bandos que se comunicam por vários padrões sonoros. Em seus hábitos reprodutivos destaca-se o melhoramento cooperativo, característico do gênero, embora seja mais difundido nesta espécie.
Estado de conservação
O asa-de-telha-pálido possui grande área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN , portanto, lista-o como viável (LC).