Assanhadinho-de-cauda-preta ( Myiobius atricaudus ) é uma espécie de ave passeriforme da família Tityridae do gênero Myiobius .
Papa-moscas-de-cauda-preta são encontrados no Brasil , Colômbia , Costa Rica , Equador , Panamá , Peru e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas. Costumam ser encontrados sozinhos ou aos pares, mas podem juntar-se a bandos de várias espécies.
Características do assanhadinho-de-cauda-preta
O assanhadinho-de-cauda-preta mede 12,5 a 13 cm . Assemelha-se muito a Myiobius barbatus , com quem é sintópico em muitos lugares.
Verde oliva na parte superior, macho com mancha amarela escondida na coroa; garupa amarela bem visível e cauda preta (a mais escura de seu gênero); garganta branca e amarelo mais uniforme abaixo com pouco ou nenhum escurecimento. Cerdas longas ao redor do bico.
Habitat do assanhadinho-de-cauda-preta
Vive em todos os tipos de florestas tropicais e subtropicais, secas e úmidas, preferindo a proximidade da água. Na Amazônia prefere florestas de várzea, sendo substituído por M. barbatus em florestas de terra firme. 1 5 Até 1400 m de altitude .
Distribuição geográfica
É encontrada no Brasil , Colômbia , Costa Rica , Equador , Panamá , Peru e Venezuela .
Reprodução do assanhadinho-de-cauda-preta
Constrói um ninho suspenso em ramos entre 2 e 6 m acima do solo, constituído por um saco em forma de sino ou algo piriforme, com entrada lateral inferior.
Alimentação do assanhadinho-de-cauda-preta
Alimenta-se de insetos que captura enquanto se move pela folhagem, agitado, abrindo a cauda e abaixando as asas incessantemente.
Estado de conservação
A destruição da floresta amazônica está reduzindo a área de habitat adequado para esta ave e acredita-se que seu número esteja diminuindo.
Além disso é uma espécie incomum com uma distribuição irregular, no entanto, tem uma distribuição muito ampla e o tamanho total da população provavelmente será grande, como resultado, a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou-o como sendo de ”menor preocupação” .