Assobiador-do-castanhal: características, habitat, alimentação e canto
Assobiador-do-castanhal ( Vireolanius leucotis ) é uma especie de ave da família dos Vireonídeos que pertence ao gênero Vireolanius.
Alguns autores sustentam que está dividido em duas espécies. É nativo da Bacia Amazônica e do Escudo das Guianas na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do assobiador-do-castanhal
O assobiador-do-castanhal mede 14 cm de comprimento. Íris verde limão, bico forte curvado com ponta para baixo e enegrecido em cima e cinza azulado em baixo.
Cabeça cinza ardósia com listras pretas e sobrancelhas amarelas brilhantes visíveis, com manchas pretas abaixo e ao lado do olho. Dorso verde azeitona e garganta amarelo brilhante, peito e ventre com asas tingidas de azeitona.
Apenas uma subespécie, a nominal, apresenta uma faixa branca na bochecha, que não está presente nas demais; As aves a oeste dos Andes ( mikettae ) possuem patas rosadas e não acinzentadas como as demais.
Habitat do assobiador-do-castanhal
Esta espécie é considerada rara e um tanto local em seu habitat preferido : a copa das florestas úmidas e de sopé , principalmente abaixo de 1.400 m de altitude, raramente até 2.100 m.
Distribuição geográfica
Distribui-se no noroeste e leste do Equador , oeste e sul da Colômbia , sudeste da Venezuela ; Guiana , Suriname , Guiana Francesa , norte do Brasil , leste do Peru e norte da Bolívia .
Alimentação do assobiador-do-castanhal
Procura insetos e lagartas na parte inferior das folhas verdes, nos galhos externos das árvores altas, semelhantes à Polioptila guianensis , e raramente desce até o subdossel.
Comportamento
O assobiador-do-castanhal forrageia na copa da floresta úmida, bem acima do solo, onde é encontrado aos pares ou em bandos mistos com outras espécies de aves.
Canto do assobiador-do-castanhal
Ele emite incansavelmente sua canção, uma única nota penetrante ” tyiir…tyiir…tyiir “, em torno de uma nota por segundo, muito peculiar e ouvida de longe.