Assum preto: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
Assum preto (Gnorimopsar chopi) é uma ave da família Icteridae, popularmente conhecido como graúna, pássaro-preto, cupido, chico-preto, arranca-milho, chopim, melro ou craúna.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o assum preto é a única espécie do gênero e se encontra geograficamente bem distribuída pela América do Sul, e no Brasil em regiões não amazônicas.
Subespécies
Assum preto possui 3 subespécies reconhecidas eles são:
– Gnorimopsar chopi chopi: encontrado no leste e centro do Brasil (centro de Mato Grosso leste até Goiás, sudeste de Minas Gerais e Espírito Santo), ao sul até o nordeste da Argentina e Uruguai, é a forma descrita acima.
– Gnorimopsar chopi sulcirostris: encontrado em todo o nordeste do Brasil, do Maranhão até a Bahia e o norte de Minas Gerais. Distingue-se da forma nominal pelo tamanho muito maior.
– Gnorimopsar chopi megistus: encontrado no extremo sudoeste do Peru e leste da Bolívia.
Características do assum preto
O Assum preto é uma ave que mede entre 21,5 e 25,5 centímetros de comprimento e pesa entre 69,7 e 90,3 gramas.
Esta é uma espécie de ave negra incluindo pernas, bico, olhos e penas, o que origina seu nome popular.
Além disso, os filhotes e jovens não possuem penas ao redor dos olhos e trata-se de um dos pássaros de voz mais melodiosa deste país, a fêmea também canta.
Reprodução do assum preto
Atinge a maturidade sexual aos 18 meses e nidifica em ocos de árvores, troncos de palmeiras, ninhos de pica-paus, em postes de vedação, na nuvem de coqueiros e na copa densa de pinheiros, também em ninhos de tordos abandonados.
Também ocupa buracos em ravinas e cupinzeiros terrestres, ás vezes ele faz um ninho aberto em uma forquilha longe do tronco de uma árvore densa e alta.
Além disso, a cada ninhada geralmente tem entre 3 e 4 ovos, com 2 a 3 ninhadas por temporada, os filhotes nascem após 14 dias e ficam no ninho por 18 dias, o macho ajuda a criar a prole.
Alimentação
Esta é uma ave Onívoro, e come frutos, sementes, insetos, aranhas e outros invertebrados, ela aprecia o coco maduro da palmeira buriti.
Também apanha insetos atropelados nas estradas e aproveita restos de milho junto às habitações humanas ou desenterra sementes recém-plantadas.
Hábitos
É comum em áreas agrícolas, buritizais, pinhais, pastagens e áreas alagadiças, plantações com árvores mortas isoladas e resíduos florestais.
A sua presença está fortemente associada às palmeiras, geralmente vive em pequenos grupos que fazem muito barulho. Ele pousa no chão ou em árvores frondosas.
Canto do assum preto
Distribuição geográfica
O assum preto está presente apenas no leste do Pará e Maranhão, é encontrado em todo o restante do País, encontrado também no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.