Astrápia-esplêndida: características, alimentação, habitat e conservação da espécie
A astrápia-esplêndida (Astrapia splendidissima) é uma espécie de ave-do-paraíso pertencente ao gênero Astrapia, e a familia Paradisaeidae.
Esta espécie habita as florestas alpinas da Nova Guiné Ocidental e Central, é uma das menos conhecidas de sua família e gênero.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da astrápia-esplêndida
A astrápia-esplêndida é uma espécie de ave-do-paraíso de tamanho médio, os machos mede aproximadamente 39 cm, e as sendo fêmeas ligeiramente menores chegando a 37 cm.
Além disso, os machos provavelmente portam da plumagem mais iridescente da sua família, a cabeça do macho ao manto é de um verde azulado iridescente a verde-amarelo, enquanto a garganta e o peito são de um turquesa metálico a verde brilhante, dependendo da iluminação.
A barriga é verde-escuro, as coberturas infracaudais são de cor acastanhada, as partes superiores das costas, como as asas e as costas, são marrom-escuras.
A cauda relativamente longa consiste em duas longas penas brancas com pontas de espátula pretas que brilham até o roxo.
A fêmea monótona tem cabeça marrom-escura, asas e dorso mais claros, barriga marrom-clara com listras pretas e cauda semelhante à do macho, mas sem a ponta espatulada.
Eles têm olhos de cor escura, tarsos, pernas e bico de chumbo e garras cinza-escuras.
Alimentação
A astrápia-esplêndida se alimenta de frutas e procura insetos em galhos musgosos e epífitas.
Habitat
A astrápia-esplêndida habita nas florestas tropicais montanhosas e subalpinas médias e altas, bordas de florestas e florestas secundárias; ocorrendo entre 1750-3450 m de altitude, principalmente entre 2100-2700m.
Conservação da espécie
A astrápia-esplêndida é avaliada como pouco preocupante na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e está listada no Apêndice II da CITES.
Distribuição geografica
Sua distribuição é restrita às terras altas centrais e ocidentais da Nova Guiné, com as subespécies denominadas gloriosas sendo encontradas desde as montanhas Weyland até os lagos Paniai, e a subespécie helios a leste dos lagos Paniai até a cordilheira Hindenburg.