Início » Aves » Atobá-do-cabo: características, habitat, reprodução e alimentação

Atobá-do-cabo: características, habitat, reprodução e alimentação

caracteristicas do atoba-do-cabo

Atobá-do-cabo ( Morus capensis ) é uma espécie de ave suliforme da família Sulidae nativa das costas africanas.

Como outros gansos-patola , o Atobá-do-cabo ataca com mergulhos . Sua alimentação consiste principalmente em cardumes de peixes que vivem em mar aberto.

atoba-do-cabo
atoba-do-cabo

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A época de reprodução é em setembro-abril, quando os Suulas se reúnem em suas ilhas de nidificação para tocar música e construir ninhos. Um par geralmente cria apenas um filhote de cada vez.

O atobá-do-cabo está em perigo devido à sobrepesca, danos ambientais e predação por ursos marinhos africanos . Ele só se reproduz em seis ilhas na Namíbia e na África do Sul.

Características do atobá-do-cabo

caracteristicas do atoba-do-cabo
caracteristicas do atoba-do-cabo

O atobá-do-cabo atinge um comprimento de corpo entre 85 e 94 centímetros. As asas têm um comprimento de 45 a 51 centímetros, a envergadura é de 171 a 185 centímetros. Eles pesam entre 2,29 e 3,29 quilos, os machos tendem a ser ligeiramente maiores que as fêmeas.

Além disso a plumagem corporal dos atobá-do-cabo adultos é predominantemente branca, a cabeça e o pescoço são amarelados, mas esse amarelecimento varia individualmente e sazonalmente.

Essa especie tem azas pretas, exceto no interior, a plumagem da cauda também costuma ser totalmente preta. O bico é cinza-azulado e separado da plumagem da cabeça por uma faixa estreita de pele preta sem penas na base do bico.

Seus olhos são cinza claro. O anel do olho é azul e os pés e as pernas são enegrecidos, os juvenis são predominantemente marrom-acinzentados com marcas brancas na cabeça e no pescoço.

Esta mancha é mais visível no manto e nos élitros, do segundo ao quarto ano de vida, os filhotes ficam cada vez mais claros, mas costumam manter o peito escuro.

Habitat do atobá-do-cabo

habitat do atoba-do-cabo
habitat do atoba-do-cabo

A atobá-do-cabo só se reproduz em seis ilhas externas da África do Sul . Na Namíbia, as ilhas de reprodução da espécie são Mercury , Ichaboe e Possession .

Na costa oeste da África do Sul, a espécie se reproduz na Ilha dos Pássaros em Lamberts Bay e na Ilha de Malgas na Baía de Saldanha . A única ilha de nidificação na costa leste do país é Bird Island em Port Elizabeth . A espécie também nidificou anteriormente em outras quatro ilhas.

As atobá-do-cabo passam a estação não reprodutiva na costa da África. As aves adultas são bastante locais, mas os indivíduos jovens podem migrar ao longo da costa leste do continente até Moçambique , Tanzânia e Quénia .

No Ocidente, eles são encontrados regularmente até a Nigéria . Amotinados perdidos foram encontrados na Austrália, na Patagônia argentina e no extremo sul da América do Sul no Canal de Beagle .

O primeiro avistamento da espécie no Oceano Pacífico foi em 1999, quando foi avistado na Ilha Macabí, no norte do Peru .

Os atobá-do-cabo são verdadeiras aves marinhas que se deslocam habitualmente em águas costeiras a menos de 120 quilómetros de terra. Eles se movem em mar aberto apenas ocasionalmente.

O terreno do local de nidificação é geralmente plano ou ligeiramente inclinado, mas sempre aberto. As atobá também podem nidificar em saliências rochosas ou lavas de guano feitas pelo homem .

Reprodução do atobá-do-cabo

reproducao do atoba-do-cabo
reproducao do atoba-do-cabo

A época de nidificação do atobá-do-cabo é em setembro-abril. Como outros espíritos, o dedilhar dos espíritos rebeldes em busca de uma companheira inclui performances sonoras ritualísticas, com as quais tentam atrair a atenção de um parceiro em potencial.

Os ninhos são geralmente tão próximos uns dos outros, A fêmea geralmente põe um, raramente dois ovos na depressão no centro do ninho. Também pode colocar seus ovos em solo completamente nu. O ovo é azul, mas rapidamente fica coberto por uma camada de guano marrom.

O período de incubação é de 44 dias em média. O filhote recém-nascido é cego e nu. Os pais incubam o filhote por cerca de um mês, até que o filhote seja capaz de regular sua própria temperatura corporal. Com oito semanas de idade, o filhote já pesa mais que os adultos.

Alimentação do atobá-do-cabo

alimentacao do atoba-do-cabo
alimentacao do atoba-do-cabo

O principal alimento do atobá-do-cabo são cardumes de peixes que vivem em mar aberto, como anchovas , sardinhas do Pacífico e lúcios cavala

Estado de conservação 

O atobá-do-cabo é classificado como uma espécie extremamente ameaçada de extinção , pois sua população tem diminuído rapidamente. Em 1956, a população de quero-queros compreendia cerca de 254.000 casais.

O número de casais em 1968 era de cerca de 249.000, em 1989 cerca de 179.000, em 2005 cerca de 145.000 e na estimativa de 2015 apenas cerca de 123.000.

As razões para colocar a espécie em perigo são a sobrepesca , a poluição e a perturbação humana. A falta de comida é a principal razão pela qual o número de aves nas três colônias da Namíbia diminuiu de 85 a 98% entre 1956 e 2006.

Na África do Sul, o desenvolvimento foi parcialmente o oposto. Houve aumento do número de bocas fechadas em todos os assentamentos entre 1956 e 1996.

atoba-do-cabo
atoba-do-cabo

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.