Atobá pardo (Sula leucogaster) é uma ave da marinha pertencente à família Sulidae conhecido popularmente como atobá-marrom, atobá-de-barriga-branca, toba e mergulhão.
Além disso, essas aves habitam principalmente mares tropicais e subtropicais e possuem ampla distribuição, sendo que 5 espécies ocorrem ou já foram registradas no Brasil.
O atobá possui cerca de 75 cm de comprimento, e tem uma morfologia totalmente adaptada para o nado e para pesca, apresentando grandes membranas natatórias nos pés e bico pontudo e serrilhado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro aquático.
Subespécies
Este ave possui quatro subespécies:
– Sula leucogaster leucogaster: encontrada nas ilhas no Golfo do México, Caribe e na região tropical do Oceano Atlântico;
– Sula leucogaster plotus: encontrada em ilhas no Mar Vermelho, na porção tropical do Oceano Índico, na região tropical oeste e central do Oceano Pacífico e no norte da Austrália.
– Sula leucogaster etesiaca: esta espécie é encontrada nas ilhas da região úmida do Pacífico, na América Central e Colômbia;
– Sula leucogaster brewsteri: esta espécie é encontrada nas ilhas do Golfo da Califórnia e da costa do oeste do México e nas ilhas Três Marias e Clipperton.
Características do atobá pardo
Esta ave possui cerda de 132 até 155 cm e tamanho entre 64 até 85 cm, o corpo é escuro, com exceção da barriga branca e do bico e patas amarelos.
Além disso, a sua coloração é cor de café com a barriga branca e a garganta e o loro são nus, encarnados.
O bico desta ave é amarelado com um tom de verde e seus olhos são azuis celestes.
Por outro lado o macho tem as patas de um tom forte de amarelo e suas penas são mais escuras do que as da fêmea.
E as patas da fêmea são bem claras de um tom de amarelo desbotado e seu bico tem a ponta rosada, enquanto o do macho é todo amarelado.
O atobá pardo fica em bando em cima de barcos de pesca, onde pode pousar para descansar e às vezes conseguir um peixe jogado do barco.
Alimentação do atobá pardo
O atobá pardo é uma ave que se alimentam de peixes e lulas, podendo mergulhar em uma profundidade de até 20 m para capturar suas presas.
Essas aves presentam dimorfismo sexual na coloração, sendo que os machos adultos possuem os pés e o bico amarelo-pálido e o contorno dos olhos verde-escuro, as vozes também diferem entre os sexos.
Reprodução do atobá pardo
A reprodução do atobá pardo é nidifica em pequenas colônias no solo, dessa forma a ninhada é, normalmente, composta por dois ovos.
Além disso, os filhotes são inteiramente brancos. É, provavelmente, o mais abundante dos sulídeos, elevando-se a população total a várias centenas de milhares de casais.
Habitat
O habitat natural do atobá pardo são Ilhas e rochedos litorâneos e os ninhos são construídos no solo, sendo frequente a inclusão de penas, gravetos secos, ossos de outras aves.
E ainda, ramos de vegetação próxima com folhas verdes, em ninhos cuja incubação está em andamento.
Durante esse período e nas fases iniciais dos filhotes, os adultos responderam com agressividade às incursões de indivíduos da sua espécie, de outras aves ou de pesquisadores no seu território.
Canto
Hábitos
O atobá pardo pesca mergulhando de média altura, geralmente em águas rasas, perto de praias e rochedos, mergulhando por completo.
Além disso, ele são excelentes mergulhadores, e são bastante rápidos, mostrando-se inquieto á aproximação humana.
Fotos do atobá pardo
Distribuição geográfica do atobá pardo
Os atobás pardos estão presentes em praticamente toda a costa brasileira, chegando até à Argentina, e também são encontrados em regiões do Pacífico.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Grou canadiano.