Australian logrunner (Orthonyx temminckii) é uma especie de ave da família dos Orthonychidae que pertence ao gênero dos Ortônix.
É conhecido por seu método de forrageamento único e adaptações incomuns para procurar presas no solo das florestas temperadas, subtropicais ou tropicais das terras baixas do sudeste da Austrália.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do australian logrunner
Os australian logrunner são caracterizados por suas penas de cauda distintas, onde a raque (ou haste central) das penas da cauda se projeta e é rígida.
A cauda larga da ave tem menos de 10 cm de comprimento e a raque forte e saliente nas extremidades das penas da cauda está quase desprovida das farpas usuais, dando à pena a aparência de espinhos.
Essa aparência dá origem a alguns dos nomes comuns para o pássaro, como rabo-espinhoso ou tronco-de-cauda-espinhosa.
Parece haver algum debate sobre o número de penas da cauda possuídas pelo madeireiro australiano. Por exemplo, algumas referências afirmam que o logrunner tem apenas 10 penas na cauda, enquanto outras referências descrevem a ave como tendo 12 penas na cauda.
A maioria das aves é descrita como tendo 12 penas na cauda, mas há exceções notáveis a isso.
O logrunner não é o único a ter estruturas atípicas de penas de cauda. Outras aves, como o melampitta-grande ( Melampitta gigantea ), também apresentam penas de cauda espinhosas e rígidas, mas não na mesma extensão que o toroeiro.
Habitat do australian logrunner
Seu habitat preferido é caracterizado pelo solo frondoso das florestas tropicais, rico em troncos espalhados, detritos florestais, samambaias, trepadeiras e mudas.
Distribuição geográfica
O australian logrunner é encontrado no sudeste da Austrália, desde o distrito de Illawarra , em NSW, até as montanhas Bunya, em Queensland.
Reprodução do australian logrunner
A época de reprodução vai de maio a agosto, sendo que o início e o fim (bem como o número de ninhadas, que geralmente são duas) dependem em grande parte das chuvas e da presença de alimentos, com os pares nidificando já em março ou novamente em dezembro.
São aves monogâmicas , com os machos cortejando as fêmeas com danças rituais semelhantes às dos pássaros-lira .
O ninho tem formato globular e é construído apenas pela fêmea, que o coloca no chão (geralmente encostado em um tronco, uma pedra ou entulho) na base de um arbusto e para construí-lo utiliza galhos, folhas de samambaia, casca de árvore e musgo, revestindo o interior com fibras vegetais e folhas mortas.
No interior, a fêmea põe de 1 a 3 ovos brancos, que ela incuba sozinha por 20 a 25 dias, ao final dos quais eclodem filhotes cegos e sem penas.
Alimentação do australian logrunner
São aves insetívoras , cuja dieta é composta por insetos e outros invertebrados , bem como por suas larvas .
Canto do australian logrunner
O australian logrunner é caracterizado como uma ave barulhenta, produzindo cantos e chamados altos, principalmente pela manhã.
Acredita-se que essas canções e chamados desempenham um papel territorial ou atraem um parceiro sexual.