Ave ameaçada de extinção foi reencontrada no Maranhão
Depois de 40 anos ave ameaçada de extinção foi reencontrada no Maranhão, o mutum-pinima é a ave mais ameaçada de extinção e mais rara.
Mutum-pinima (Crax fasciolata pinima) encontra-se ameaçada de extinção, sobretudo em consequência da caça e alta taxa de predação de ovos na natureza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre a ave ameaçada de extinção foi reencontrada no Maranhão.
Após 40 anos sem ocorrência documentada cientificamente, uma das espécies de aves (Crax fasciolata pinima) apareceu no Maranhão, e pesquisadores maranhenses.
Flávio Ubai da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Carlos Martinez da Universidade Federal do Maranhão (UFMA ), assumiu Participou da expedição que encontrou as espécies ameaçadas de extinção.
A expedição científica, lançada em novembro passado, foi liderada por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A ave ameaçada de extinção foi reencontrada no Maranhão na região do Mosaico do Gurupi e não é registrada pela ciência há 40 anos.
Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBios, os últimos registros da espécie datam do final da década de 1970.
Características do mutum-pinima
O Mutum-pinima é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa 2,7 quilogramas.
Além disso, o macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
O Mutum-pinima se alimenta-se de frutos, folhas e brotos de plantas, a ave também caça também caramujos, gafanhotos, pererecas, lagartixas e outros pequenos animais.
Quando o mutum-pinima perto de fazendas não hesita a ciscar perto das galinhas, porém ao primeiro sinal de um ser humano próximo volta para seu habitat.
Ameaças de extinção do mutum-pinima
As ameaças de extinção do mutum-pinima são a caça e destruição do habitat.