A ave-do-paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica) é uma espécie de ave passeriforme da família Paradisaeidae, e só pode ser encontrada nas ilhas Raja Ampat na Indonésia e nas colinas e florestas baixas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a primeira filmagem da ave-do-paraíso de Wilson a ser filmada foi gravada em 1996 por David Attenborough para o documentário da BBC Attenborough in Paradise.
Origem
A ave-do-paraíso de Wilson é nativo da Indonésia.
Características da ave-do-paraíso de Wilson
A ave-do-paraíso de Wilson é bastante pequena, os machos podem atingir um comprimento de 16 centímetros e um peso de 53–67 g.
Embora as fêmeas possam atingir um comprimento de 16 cm, elas pesam de 52 a 60 g, o macho é uma ave-do-paraíso vermelha e preta com uma pelagem amarela no pescoço, boca verde-clara, pés azul-claros e duas penas da cauda roxas curvas.
A cabeça é azul nude com um padrão cruzado duplo preto, a fêmea é um pássaro bronzeado com uma coroa azul nua.
No campo, a pele nua azul na coroa da cabeça da ave é tão vívida que é claramente visível à noite; o dorso escarlate profundo e o peito verde aveludado são exuberantes, a cauda encaracolada brilha com prata brilhante.
Reprodução da ave-do-paraíso de Wilson
A maioria das espécies tem elaborados rituais de acasalamento, com pelo menos 8 espécies usando o sistema de acasalamento Lek, incluindo aves do gênero Paradisaea.
Outros, como as espécies Cicinnurus e Parotia, têm danças de acasalamento altamente ritualizadas.
Alimentação
A alimentação da ave-do-paraíso de Wilson consiste em frutas, insetos, artrópodes e outros pequenos invertebrados.
Comportamento
Os rituais de sedução acontece da seguinte forma os machos dessas aves limpam uma área de floresta tropical para criar uma quadra de exibição.
Em seguida, eles executam uma elaborada dança de acasalamento para impressionar um parceiro em potencial, o macho geralmente exibe o atraente escudo mamário e acompanha a dança de acasalamento com cantos e chamados.
Dança da ave-do-paraíso de Wilson
Embora essas aves sejam difíceis de detectar na natureza e não tenham sido estudadas extensivamente, as imagens dos poucos rituais de acasalamento observados para essa espécie dizem tudo.
Essa espécie defende territorialmente um tribunal no qual realiza suas vocalizações e manobras físicas.
Os machos trabalharão continuamente para manter esta área livre de detritos, certificando-se de que nada no chão distraia seu desempenho.
Os machos pousam em um galho vertical no centro de seu pátio, apertando seu colarinho verde fluorescente brilhante e chamando as fêmeas para atraí-los para seu poleiro.
As fêmeas interessadas se empoleirarão no galho acima do macho e observarão como ele se move para frente e para trás, chamando-a e apertando o colar fluorescente.
Habitat
Esta espécie habita na floresta de colina a 300 m de altitude, mais raramente a floresta úmida de várzea e a floresta de meia montanha.
Riscos de extinção
A ave-do-paraíso de Wilson esta sendo ameaçada devido à perda contínua de habitat, alcance limitado e exploração, por isso ela é avaliada como Quase Ameaçada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Além disso, está listado no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES).
Fotos da ave-do-paraíso de Wilson
Canto da ave-do-paraíso de Wilson
Distribuição geografica
A ave-do-paraíso de Wilson é encontrada nas colinas e florestas tropicais das ilhas Waigeo e Batanta , ao largo de Papua Ocidental.